Bruno Becker garante vaga nas Paralímpiadas de Tóquio

0
214
Bruno Becker será o primeiro atleta da história de Rio do Sul a disputar os Jogos Paralímpicos (Foto: Saulo Cruz CPB)

Giro Esportivo FMDRS

O nadador Bruno Becker da Silva será o primeiro atleta da história de Rio do Sul a disputar os Jogos Paralímpicos. A vaga para a competição em Tóquio, no Japão, que será entre agosto e setembro, veio na seletiva dos 200 metros nado livre, no final de semana, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

O evento era a última oportunidade para atletas da natação de diversas classes funcionais conquistarem o índice para a Paralímpiada. E na prova dos 200 metros nado livre, na classificação S2, Bruno concluiu a prova em 4min20s, 32 segundos abaixo do critério estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele também participou dos 50 metros nado costas, mas não conseguiu atingir o índice para esta prova.

Para a natação, o Brasil possui 35 vagas nos Jogos de Tóquio, sendo que 29 atletas garantiram vaga no fim de semana, além dos campeões mundiais de 2019. Agora, os nadadores aguardam a validação da elegibilidade pelo Comitê Paralímpico Internacional e a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o que deve ocorrer até o final de junho, para confirmarem as suas vagas nos Jogos de Tóquio.

Em janeiro Bruno viajou ao CPB para realizar os treinos com técnicos da Seleção Brasileira de Natação. A estratégia era melhorar sua preparação visando a seletiva. Conforme o atleta, toda programação e trabalho conjunto com os profissionais do CPB deram certo.

“É uma emoção muito grande poder chegar até aqui, conquistar essa marca. Atleta de alto rendimento encontra muitos obstáculos, precisa cuidar minimamente de tudo, muitos detalhes e hoje estamos aqui colhendo os frutos. Só tenho que agradecer quem me apoiou, todos profissionais envolvidos que acreditaram, e a quem torceu. É a realização de um sonho pessoal, para minha família, para minha cidade e Estado” comentou.

Nesta temporada o paratleta Bruno Becker é contemplado pela Bolsa Pódio da Secretaria Especial do Esporte, e conta com bolsa da Prefeitura de Rio do Sul por meio da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul.

Rio-sulenses disputaram abertura do Catarinense de Ciclismo de Estrada

Raphael Murara, o Chibas, foi o atleta de Rio do Sul que teve o melhor desempenho na etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Ciclismo de Estrada. O evento foi realizado em Rio Negrinho no fim de semana com organização pela Federação Catarinense da modalidade

Em sua prova de especialidade, o rio-sulense garantiu a medalha de ouro na categoria Master B1, com o tempo de 02h43min07s nos 121 quilômetros de prova disputada. Outro bom resultado veio no feminino, com Eliz Mazzola, que terminou em quinto na Elite. Já na Elite, Alair Xavier, David Guimarães e Heitor Hering participaram e não alcançaram as primeiras colocações.

O coordenador da equipe, Alair Xavier, destacou a importância da prova para a equipe visando as competições mais importantes da temporada. Para ele, a retomada de eventos do ciclismo é importante para o planejamento e avaliação do desempenho dos atletas.

“É uma temporada diferente, de retomada, e com testagem, seguindo muitos protocolos, estamos nos adaptando. Feliz pelos resultados, mas também por ver que podemos evoluir ainda mais visando os Jogos Abertos de Santa Catarina”, comentou.

Em 2021 a equipe de ciclismo de Rio do Sul é patrocinada por Prefeitura Rio do Sul, FMD Rio do Sul, Royal Ciclo, Royal Pro Division, Bike Connect, Marcio May Sports, Continental, Fizik, Spiuk, Riderize e Carlan Uniformes.