Prefeitura de Rio do Sul disponibiliza abrigo para pessoas em situação de rua

Ação Inverno tem capacidade para pernoite de 20 pessoas neste período de baixas temperaturas

0
280
Abrigo da Ação Inverno é disponibilizado para pessoas em situação de vulnerabilidade social (Imagem Ilustrativa)

A Prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), deu início a Ação Inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O abrigo está em funcionamento e permanece ativo por 90 dias, podendo ser prorrogaado de acordo com condições climáticas. Este ano a ação é realizada em parceria com a instituição Pedra Branca e busca atender pessoas em situação de rua e migrantes de ambos os sexos.

O pernoite inicia às 16h e dura até 8h30 do dia seguinte. Geralmente o público é o mesmo que frequenta o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). “Já no primeiro dia recebemos seis pessoas por noite”, explica o Chefe de Divisão de Proteção Social Especial, Júlio Alves. Em 2020 foram 77 dias com atendimento para 38 pessoas.

Neste ano, no abrigo da Valada São Paulo as pessoas podem jantar e tomar café da manhã. Além da possibilidade de repouso com cama, coberta, kit higiene (shampoo, barbeador, toalha de banho, roupa cama e afins).

Para ter direito a permanecer no abrigo é preciso obedecer regras de boa convivência, sendo que não é permitido uso de bebida alcoólica e entorpecentes. “Tudo para enfatizar o bom andamento e as normas de convívio. A iniciativa é uma forma de o Poder Público se comprometer com esta parcela da população”, pontua o secretário da Seades, Ricardo Pinheiro. Pessoas que queiram solicitar o serviço de acolhimento podem ligar para o Centro Pop no número (47) 3522-7962. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h.