Quem não puder se vacinar no sábado terá mais alternativas durante a semana (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado 15, o Dia D de vacinação contra a Gripe H1N1. A Unidade Básica de Saúde Dieter Staudinger, no Centro, permanecerá aberta entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço. 

Nesta fase da campanha, as doses estarão disponíveis para gestantes, puérperas, idosos (com idade superior a 60 anos), crianças (com idade entre seis meses e menores que seis anos) e professores. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a campanha voltada ao próximo grupo prioritário inicia em junho. “Na próxima fase serão imunizados os cidadãos com doenças crônicas e comorbidades. Lembrando sempre que seguimos as orientações do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização”, explicou. 

Quem não puder se vacinar no sábado terá mais alternativas durante a semana. Estas pessoas do grupo prioritário contra a H1N1 podem procurar as UBSs com Salas de Vacina no Distrito de Dalbérgia, São Miguel, Progresso, Areado e Ponto Chic. “Importante frisar que só as crianças poderão ser vacinadas na UBS do Centro, considerando que esta unidade absorverá toda a demanda de vacinações contra a Covid. Por isso, quem não se imunizar no sábado deve procurar as outras unidades fora do Centro”, explicou Izabel. 

Ao procurar a UBS, o cidadão deve ter em mãos um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. 

Vacinação contra a Covid-19

A campanha de imunização contra a Covid-19 continua sendo realizada na UBS do Centro, conforme a disponibilidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, e segue o planejamento do plano nacional de imunização. 

Os agendamentos são feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde, conforme os grupos prioritários definidos pelo plano.