Resultado de levantamento epidemiológico identifica mais 28 pessoas positivas para Covid-19 em Rio do Sul

Exame coletado no Centro de Eventos Hermann Purnhagen apura se pessoas estiveram assintomáticas para a doença

0
21
Levantamento epidemiológico aponta casos assintomáticos do vírus em Rio do Sul (Foto: AscomRS)

Pelo menos 28 dos 533 testes de Covid-19 realizados no sábado pela Secretaria de Saúde de Rio do Sul deram resultado positivo para a doença, o que demonstra que 5,25% destas pessoas já tiveram a infecção e estiveram assintomáticas ou não chegaram a realizar teste durante a manifestação de algum sintoma. O número é expressivo, mas considerado esperado pela equipe de saúde, dentro do levantamento epidemiológico que realizou testes rápidos de maneira aleatória na população no Centro de Eventos Hermann Purnhagen.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, o levantamento teve objetivo de apurar se uma parcela da população já teve Covid-19, mesmo que até agora não tenha sentido qualquer sintoma da doença, o que demonstra haver casos assintomáticos do vírus.

A condição para as pessoas realizarem testes no sábado era não estarem doentes ou nem terem sido vacinadas. Como o tipo de teste rápido identifica a presença de anticorpo, a secretária Roberta salienta que estas pessoas provavelmente não tiveram manifestações claras de que estiveram infectadas em algum momento no passado, e que, baseado em estudos, não apresentavam risco de infectar outras pessoas de seu convívio durante os dias que o vírus esteve ativo.

Agora, as equipes de saúde podem fazer um levantamento individual por bairro onde residem as pessoas que tiveram o anticorpo identificado, para aplicação de eventuais atividades de prevenção focadas naquela comunidade. Os resultados serão incluídos nas estatísticas gerais de Covid-19 de Rio do Sul no boletim desta segunda-feira, 3 de maio.

Em Rio do Sul, 31.249 pessoas já realizaram teste para Covid-19, seja em serviços públicos de saúde, ou em laboratórios ou farmácias particulares. Destes, 26,79%, ou seja, 8.374 pessoas, já tiveram resultado positivo para a doença. 22.869 não tiveram identificada a doença. 

Segunda dose da vacina contra Covid-19 será aplicada nesta terça em Drive-thru, para imunizados com a primeira dose em 5 de abril

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul convoca os moradores que foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 no dia 5 de abril em Drive-thru, para que compareçam nesta terça-feira, 5 de maio, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, das 18h às 20h, para aplicação da segunda dose.

Entretanto, somente 320 doses estarão disponíveis, que é o material enviado pela Secretaria de Estado da Saúde. O total de pessoas que tiveram aplicada a primeira dose em abril foi 481, e a segunda dose dessas pessoas já estaria atrasada. Serão disponibilizadas senhas e as pessoas que ficarem sem doses, terão direito assim que novo lote para esta finalidade for entregue.

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul reforça que, mesmo que a segunda aplicação esteja atrasada, a pessoa precisa receber o reforço o quanto antes.

“Quem já foi vacinado com a primeira dose, pode verificar o cartão que recebeu, onde está anotado a data da segunda dose. E o local é sempre o mesmo onde a pessoa foi imunizada”, comenta a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner.

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul continua em contato com a Vigilância Estadual, acompanhando o cronograma de entrega de vacinas para segunda aplicação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui