O futebol recreativo também voltará a ser praticado (Foto: Arthur Hoffmann)

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul retornará as atividades esportivas, após a divulgação da Portaria 441, publicada pelo Governo do Estado na terça-feira 27. O documento foi elaborado de maneira conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) definindo critérios para a retomada de competições, treinamentos e práticas esportivas no Estado, de acordo com as medidas de enfrentamento da disseminação da Covid-19.

A atual publicação revoga a Portaria Conjunta nº 386, de 12 de abril, e regulamenta as práticas de esporte de rendimento, participação de lazer e educacional, de acordo com as modalidades, levando em consideração também a matriz e risco das regiões. Como o Alto Vale está no nível gravíssimo, estão permitidos treinos para equipes de rendimento das modalidades de competição em nível internacional, nacional e estadual, que fazem parte do Sistema Nacional do Desporto. Já as competições só podem ser realizadas com autorização da Fesporte.

No esporte de participação e lazer, onde ocorrem as atividades esportivas nos bairros, há permissão para treinos em locais ao ar livre, além de locais fechados como ginásios, com 25% do limite da capacidade. Competições também estão proibidas. O futebol recreativo também foi permitido na nova portaria, independente da classificação de risco, já que é atividade realizada ao ar livre. Campeonatos e outros eventos seguem suspensos.

O diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, ressaltou que todos locais de treino já receberam adaptações para a volta dentro das regras sanitárias, além dos técnicos e colaboradores já serem orientados sobre um retorno seguro das atividades. “Era um momento muito aguardado para o segmento esportivo, já que estávamos parados um ano. Trabalhamos muito nesse início de ano para deixar todos espaços adequados, agora é ter calma para um retorno seguro para todos esportistas visando a volta das competições ainda nessa temporada”, comentou.

Inscrições abertas

Com a retomada das atividades, as inscrições para atividades esportivas estão abertas. São cerca 40 profissionais atuando no desenvolvimento esportivo nos bairros. São atividades gratuitas em mais de 20 modalidades, como handebol, bicicross, vôlei, futebol, futsal, atletismo, karatê, basquete, natação, polo aquático, xadrez, judô, jiu jitsu e tênis de mesa masculino e feminino para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com algum tipo de deficiência. Inscrições gratuitas nos locais de treinos com os técnicos, que podem ser acessados no site www.fmdriodosul.com.br.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui