O CMAS é composto por 18 representantes e as eleições serão em 17 de maio (Imagem Ilustrativa)

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) está com inscrições abertas para a eleição de conselheiros para o biênio 2021/2023. A votação acontece dia 17 de maio, das 9h às 11h nas sete unidades da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), além da própria secretaria. O CMAS é composto por 18 representantes, sendo que a participação é dividida igualitariamente entre membros da sociedade civil e integrantes do governo municipal.

O voto poderá ser realizado nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social dos bairros Santa Rita, Barragem, Progresso, Santa Clara, além do Centro POP, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no próprio auditório da Seades.

O Processo será composto por representantes de: I – Entidades, serviços, programas e projetos inscritos no CMAS (entidades da sociedade civil); II – Usuários e organizações de usuários (participantes de serviços do Bolsa Família, Creas, Cras, Centro Pop) e III – Trabalhadores dos Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Considera-se na categoria de usuários pessoas vinculadas a benefícios socioassistenciais, associações e movimentos sociais, dentre outros. As principais demandas do Conselho são fazer o controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Além de controlar o fundo municipal, acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos e ganhos sociais”, enumera a secretária-executiva do CMAS, Emiliana Vargas.

“O conselho tem que zelar pela implementação do Suas no município, propor ações que favoreçam a articulação em rede, além de inscrever e fiscalizar entidades e organizações de Assistência Social de Rio do Sul”, complementa a servidora.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui