Motorista embriagado que causou a morte de duas jovens em Gaspar vai ficar preso preventivamente

Homem teve prisão em flagrante convertida em preventiva em audiência de custódia na comarca de Blumenau

0
986
Acidente envolveu um Pálio e um Jaguar, ambos com placas de Blumenau - Foto: Divulgação

Evanio Wylyan Prestini, 31 anos, foi preso em flagrante de delito na comarca de Gaspar na manhã do sábado 23, após acidente na BR-470 e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia na manhã do domingo 24, para garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal.

A audiência de custódia ocorreu na comarca de Blumenau considerando a resolução do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que institui que o procedimento ocorra de forma regionalizada nas 35 comarcas-sede pelo Estado, mas a competência do processo é de Gaspar. Nesta segunda-feira, quando o expediente retornou ao normal, o processo voltou para a sua titularidade.

Na audiência de custódia não há um interrogatório acerca dos fatos, ela tem a finalidade única e exclusiva de investigar em quais condições houve a situação de flagrante. É verificado se o conduzido teve respeitado os seus direitos, de integridade física e de acesso a informação, como ligação para advogado e para a família. Durante a audiência de custódia não há questionamentos sobre os fatos que levaram à prisão e tampouco a oitiva das partes. Dela participam o juiz, a promotoria, a parte e seu defensor.

O acidente

Grave acidente de trânsito tirou a vida de duas jovens e deixou outras três gravemente feridas no início da manhã deste sábado, dia 23 de fevereiro. A colisão aconteceu na BR-470, no Belchior Baixo, em Gaspar, por volta das 6h, e envolveu um Pálio e um Jaguar, ambos de Blumenau.

Devido ao impacto da colisão, Suelen Hedler, de 21 anos, que estava no banco da frente do Pálio, ficou presa às ferragens e morreu no local do acidente. No veículo estavam mais quatro jovens. Amanda Grabner, de 18 anos, foi socorrida pelos bombeiros e levada ao hospital em estado grave. Porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada na casa de saúde. As demais jovens também foram socorridas e levadas ao hospital para avaliação médica.

O motorista do Jaguar, Evanio Wylyan Prestini, 31 anos, não se feriu. De acordo com informações de testemunhas, Evânio estaria sob efeito de álcool (embriagado).

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar, Corpo de Bombeiros de Blumenau, Unidade Avançada do Samu de Blumenau e Polícia Rodoviária Federal.