Rio do Sul recebe grupo de Teatro Italiano em dialeto trentino

0
1154

Companhia Arca di Noè apresenta o espetáculo “l sagrestan de Don Albino” dia 20 de fevereiro

A Companhia “Arca di Noè” de Mattarello, Itália, fará uma tournée em Santa Catarina, neste mês de fevereiro, com a peça “l sagrestan de Don Albino”, do piemontês Dino Belmondo (com tradução e adaptação de Luciano Zendron). As cidades contempladas com a apresentação gratuita serão: Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Rio dos Cedros e Nova Trento, que ainda contam com forte presença de descendentes de imigrantes trentinos.

O evento em Rio do Sul conta com o apoio da Fundação Cultural e será realizado dia 20 de fevereiro, 19h30min, no Salão da Capela Imaculada Conceição, na Valada Itoupava.

O projeto de intercâmbio cultural tem como objetivo: promover, valorizar, difundir e incentivar o uso do dialeto nessas comunidades de fala. A presença da companhia dará aos descendentes de imigrantes trentinos não apenas a oportunidade de assistir a uma peça de teatro na “lingua dei noni”, mas também a possibilidade do encontro de culturas que se aproximam e se distanciam em certos pontos. “Será um encontro de famílias, com suas histórias de imigração e de vida, além de ser uma oportunidade única para resgatar memórias que por vezes ficam abandonadas na lembrança dos mais velhos”, afirma Carla T. Nardelli, uma das organizadoras.

Espetáculo teatral: ‘l sagrestan de Don Albino (Foto: Divulgação)

A Companhia “Arca di Noè” de Mattarello nasceu em 1995 por iniciativa de um grupo de adolescentes que se apaixonaram pelo teatro após participarem de uma breve representação no âmbito do carnaval. Incentivados e encorajados primeiramente por Marco Angelini, presidente fundador, por Maurizio Francescon, atual presidente, e assistidos constantemente pelo diretor Luciano Zendron, apresentaram diversos trabalhos como: “Chi saralo sta a ciamarla cossì”, “Amizi ritrovadi”, “De bello Retico”, “Odio sbianchezar”, “Achille Giabotto …. Medico condotto”, “Le pirole d’ercole”, “La nossa santarellina”, participando de mostras e vencendo diversos prêmios na Província de Trento. É ainda um encontro de sobrenomes, se considerarmos a vinda de membros das famílias Agostini, Baldo, Bassi, Bridi, Nardelli, Tamanini, Tambosi, Vignati…tão difundidas pelo estado.

 

Companhia Italiana de Teatro Arca di Noè

  • Espetáculo teatral: ‘l sagrestan de Don Albino
  • 16 de fevereiro – 20h – Rio do Oeste – E. E. B. Exp. Mário Nardelli
  • 19 de fevereiro – 14h – Salão da Igreja Santo Antônio Laurentino
  • 20 de fevereiro – 19h30min – Salão da Capela Imaculada Conceição – Valada Itoupava – Rio do Sul
  • 21 de fevereiro – Rio dos Cedros
  • 22 de fevereiro – Nova Trento
  • Entrada gratuita
  • Texto: Marcelo Rossa (Magnum Opus – Agência de Comunicação e Publicidade)-FCRS