O processo que tramita na 26ª Zona Eleitoral de Rio do Sul pedindo a CASSAÇÃO do mandato do prefeito de Rio do Sul, José Eduardo poderá ter o desfecho ainda no primeiro semestre. O Juiz Edson Zimmer, da 26ª ZE, pretende julgar o processo do candidato do PSDB, José Eduardo, até junho. O prazo à apresentação da defesa encerrou na segunda-feira 6.
O Caso
A Divisão de Investigações Criminais – DIC, comandada pelo delegado Almiro da Costa, ao investigar a prática de cartel nos postos de combustíveis de Rio do Sul, deparou-se nas proximidades das eleições municipais para prefeito de 2016, com indícios de violação do artigo 350, do Código Eleitoral, entre as quais declaração falsa para fins eleitorais, a famosa CAIXA 2 e compra de votos.

Constatados os indícios de irregularidades, o delegado Almiro informou a Justiça Eleitoral, tendo o juiz competente determinado o aprofundamento da investigação. O inquérito resultou em mais de mil páginas, que foram entregues ao juiz Edson Zimmer, em 16 de dezembro de 2016, dia em que o eleito José Eduardo, foi diplomado, com ressalvas (sub judice).
Ministério Público Eleitoral
Considerando o encontrado no volumoso inquérito, o Ministério Público Eleitoral pediu a CASSAÇÃO do mandato do candidato José Eduardo (PSDB) e Paulo José Cunha (PSD), Coligação Renovação e Trabalho para Crescer.
O prazo para apresentação da defesa encerrou na segunda-feira 6, e segundo informação veiculada por emissora local, foi apresentada em mais de 500 páginas, por três advogados. Eles, também, teriam solicitado a oitiva das testemunhas de acusação e defesa. (Seria uma engenhosa maneira de ganhar tempo).
Apesar da solicitação da prova testemunhal, de acordo com a mesma fonte, o juiz Edson Zimmer pretende chegar à conclusão ainda no primeiro semestre.
Se a sentença for pela cassação de mandato e a realização de novas eleições, caberá recursos ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral.
A redação entrou em contato com o prefeito José Eduardo mas até o fechamento da matéria não tinha recebido retorno. Assim que o prefeito se manifestar a matéria será editada e atualizada.

FONTE: RÁDIO DIFUSORA JOVEM PAN, 620 AM
Por Luiz Carlos Dacol, jornalista