Boletins da Defesa Civil de Rio do Sul e outras informações

Quarta-feira, 4 de maio – Boletins das 7h e das 9h. Outras cidades da Região e do Estado já enfrentam problemas idênticos aos de Rio do Sul.

0
1184
Várias ruas já estão interditadas. A rodivia SC Rio do Sul para Aurora já tem ponto interditado no Bairro Albertina - Foto da NSC Total

A Defesa Civil de Rio do Sul atualizou a previsão de cota máxima de inundação do rio Itajaí-Açu para 8,5 metros, e a cota de atenção para 9,5 metros.

Isso significa que para os moradores que residem em regiões onde o nível do rio atinge ruas ou residências no nível de 8,5 metros, há necessidade do início da retirada de pertences. A Defesa Civil recomenda planejamento para evitar imprevistos, principalmente durante a noite e madrugada.

Aquelas pessoas que tem residência, empresas, ou ficam ilhadas na cota próxima à oito metros, precisam ter máxima atenção com relação a elevação do nível do rio nas próximas horas. Há previsão de mais chuva, o que pode causar a elevação do nível do rio.

A cota de inundação de cada rua em Rio do Sul pode ser conferida no menu “Cotas de Cheia por Rua”, no site https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/

Outras informações como o nível do rio Itajaí-Açu e detalhes do nível das barragens, podem ser acompanhados em tempo real no mesmo site.

Emergências ligue 199

Aulas suspensas a partir da tarde na rede municipal de Rio do Sul

A Secretaria de Educação de Rio do Sul comunica os pais ou responsáveis que o atendimento em toda a rede de ensino, como Centros Educacionais e Centros de Educação Infantil, estão suspensos a partir da tarde desta quarta-feira.

O transporte coletivo dos alunos está prejudicado em algumas áreas, assim como há dificuldade para chegada ou saída dos profissionais envolvidos nos atendimentos

É importante que os pais ou responsáveis mantenham-se informados através dos meios oficiais da Prefeitura de Rio do Sul ou com a direção das unidades.

Boletim de notícias – Defesa Civil de Rio do Sul

4 de maio – 9h

Cota de inundação: 9,5 metros

Cota de alerta: 10,5 metros

Abrigos abertos em Rio do Sul

– Salão da igreja luterana do bairro Bela Aliança: 8 famílias – 25 pessoas

– Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança: 13 famílias – 35 pessoas

– Salão da igreja do bairro Santa Rita: 1 família – 5 pessoas

– Lions Clube, no bairro Progresso: 8 famílias – 22 pessoas

Total: 30 famílias – 87 pessoas

Regiões com ruas alagadas

– Túnel de acesso ao Progresso/Fundo Canoas – Sem passagem – Acesso somente via BR-470

– Bela Aliança – Região da Cohab

– Ruas do bairro Canoas

– Estrada Geral Bom Fim – Acúmulo de água na pista

– SC-350, no bairro Albertina, em direção ao município de Aurora

Rua danificada

– Emílio Adami, bairro Barragem

Região estava com obras da Casan e o excesso de chuva acabou danificando a rua

Coleta de lixo

A coleta de lixo reciclável está suspensa, para que os caminhões possam auxiliar nos encaminhamentos da Defesa Civil.

A coleta de lixo convencional acontece, de maneira parcial, onde os veículos tiverem passagem.

Serviços suspensos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

– CREAS no bairro Canoas

– CRAS no bairro Barragem

Área Azul suspensa

A Apae de Rio do Sul informou que a cobrança do estacionamento rotativo na cidade não será realizada nesta quarta-feira.

Terrenos, muros e paredes

O morador que identificar mudanças como rachaduras em paredes, muros ou em terrenos, ameaça ou quedas de árvores, deve informar a Defesa Civil pelo telefone 199 que está de plantão 24h.

Cota de inundação por rua

A cota de inundação de cada rua em Rio do Sul pode ser conferida no menu “Cotas de Cheia por Rua”, no site defesacivil.riodosul.sc.gov.br

Medicamentos

Pacientes que usam medicamento de uso contínuo devem prestar atenção para não esquecerem os remédios ao se encaminharem para abrigos ou para a casa de amigos ou parentes.

Animais

Caso seja necessário deixar sua residência e possuir animal de estimação, não mantenha-o preso em casa ou acorrentado. É melhor deixá-lo livre.

Evite o “turismo de enchente”

Evite transitar em ruas que já estão alagadas. Evite transtornos para moradores que precisam remover suas coisas. Evite também dar voltas pela cidade. Deixe as ruas livres para órgãos de segurança e quem precisa buscar um outro lugar.

Atendimento parcial na Educação de Rio do Sul

Os pais de crianças matriculadas na educação infantil ou ensino fundamental de Rio do Sul que puderem, não devem encaminhar os filhos para a unidade nesta quarta-feira. Algumas escolas ficam em regiões mais baixas e outras, mais altas, devem ter problemas por conta do acesso do transporte coletivo ou acesso dos professores. As unidades estarão abertas e em funcionamento, mas várias delas terão dificuldade em ter a equipe completa.

Em caso de dúvida, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a unidade.

Acumulado de chuva nas últimas 24h na cidade

81,6 milímetros – pluviômetro na ponte Dom Tito Buss, entre o Jardim América e Canlo Galo.

Transporte coletivo em Rio do Sul

A empresa Ônibus Circular, disponibiliza um site para conferir a situação das linhas de transporte coletivo da cidade que estão ou não disponíveis, assim como os horários. Basta acessar: https://bit.ly/transportecoletivorsl

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui