A campanha de vacinação contra a gripe Influenza e o sarampo está em andamento, mas ainda com baixa adesão em Rio do Sul. A Secretaria de Saúde alerta pais e a comunidade que é público-alvo da campanha, para que procure os locais de vacinação da cidade.

A campanha contra o sarampo teve até o momento, 18,81% dos trabalhadores da saúde (301 pessoas) vacinados. O total de pessoas imunizadas contra a gripe chega a 10,7% do público-alvo foco desta etapa da campanha, com 1.491 idosos (13,9%) e 324 profissionais de saúde (19,8%).

Dividida em etapas, a imunização acontece em Rio do Sul em todas as unidades com salas de vacina, como nos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita, Santana e Taboão. Além destas, também podem receber o público-alvo da campanha as salas de vacinas do antigo fórum, na rua Dom Bosco, no bairro Jardim América, ou ainda na Policlínica, no Centro.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde, tanto pública como privada. Este público tem até 30 de abril para procurar um local de imunização já que em 2 de maio, começa a segunda etapa, ampliando o grupo que pode ser vacinado.

Em todo caso, é importante que o morador vá até o local de imunização portando documentos pessoais e a carteira de vacinação.

A campanha terá seu “Dia D”, marcado para 30 de abril, sábado, das 8h às 17h, nas unidades de saúde. A meta é que 90% de cada público-alvo seja imunizado.

Vacinação contra o Sarampo

Paralelamente à imunização contra a gripe, foi iniciada a campanha de vacinação contra o sarampo, destinada inicialmente para funcionários da área de saúde durante o mês de abril.

Todos estes trabalhadores precisam ser vacinados, mesmo aqueles que já receberam doses em anos passados. Há apenas restrição para as mulheres grávidas, que não podem ser imunizadas neste momento contra o sarampo.

O próximo público que receberá esta vacina será o de crianças de seis meses a cinco anos incompletos, a partir do mês de maio.

Os locais de vacinação são as unidades básicas de saúde nos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita, Santana e Taboão e a Policlínica. A vacina do sarampo não está disponível no antigo fórum. A meta é imunizar pelo menos 95% de cada público-alvo.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INFLUENZA
Período: 4 de abril até 03 de junho
Dia D: 30 de abril

1ª Etapa
De 4 a 30 de abril
– Idosos com 60 anos ou mais – Estimativa de 10.737 pessoas
– Trabalhadores de saúde (público e privados) – Estimativa de 2.300

2ª etapa
2 de maio a 3 de junho
– Gestantes
– Puérperas até 45 dias pós-parto
– Crianças (6 meses a < 5 anos)
– Professores (ensino básico e superior)
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores transporte coletivo (urbano e interurbano)
– Forças de segurança e Salvamento
– Funcionário e população privada de liberdade, ou em medidas socioeducativas
– Pessoas com comorbidades (devem apresentar comprovação)

Locais de vacinação:
– UBS dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Budag, Bela Aliança, Bremer, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita, Santana e Taboão nos horários de 8h às 11h e 13h30 às 16h30 para todas as idades.
– Sala do antigo fórum no horário das 8h às 12h e das 13h às 20h para o público acima de 18 anos.
– Sala 18 da Policlínica: 7h30 às 16h30 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

1ª etapa – De 4 a 30 de abril

– Trabalhadores de saúde (público e privados)

2ª etapa – De 2 de maio a 3 de junho
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos

Locais de Vacinação:

– UBS dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Budag, Bela Aliança, Bremer, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita, Santana e Taboão nos horários de 8h às 11h e 13h30 às 16h30 para todas as idades

– Sala 18 da Policlínica: 7h30 às 16h30 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Informações: Departamento de Comunicação da prefeitura de Rio do Sul