Atendimento no Centro de Triagem Covid-19 de Rio do Sul será ampliado

Durante dias da semana, horário será das 8h às 22h, para atender demanda que aumentou nos últimos dias

0
124164
UPA 24h: Desde 25 de dezembro, 1.370 pessoas foram atendidas, sem contar aquelas 770 que estiveram no Centro de Triagem Covid-19 (Foto: AscomRS)

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul ampliou o horário de atendimento do Centro de Triagem Covid-19, na tenda da UPA 24h, por causa do crescente número de pessoas que estão indo até lá com sintomas que podem suspeita de estarem como coronavírus ou gripe. A partir desta terça-feira (4), a tenda estará aberta das 8h às 22h durante a semana e até as 20h nos finais de semana ou feriados.

Desde o final de 2021, foram realizados 770 atendimentos de triagem na tenda da UPA 24h, sendo 190 somente nesta segunda-feira, 3 de janeiro. Segundo a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, a quantidade de profissionais envolvidos também foi reforçada desde terça-feira para dar conta da demanda crescente.

Pessoas com sintomas não devem levar familiares

Com o aumento da procura por serviços na UPA 24h ou no Centro de Triagem Covid-19, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul orienta as pessoas que precisam de atendimento que evitem aguardar no local com familiares que estejam saudáveis, a menos que seja indispensável.

Coletas de exames para Covid-19

Nesta segunda-feira (3 de janeiro), 176 testes de Covid-19 foram realizados na tenda da UPA 24h, que não havia sido feito no final de semana anterior. Destes, 9 deles foram positivos e o restante, descartado. As pessoas que recebem o diagnóstico positivo, já recebem orientação médica sobre cuidados e isolamento.

Pacientes com sintomas de gripe

A equipe de médicos que atua no Centro de Triagem Covid-19 identificou boa quantidade de pessoas que relatam ter sintomas de gripe, mas não estão com coronavírus após realização de teste. Os sintomas mais comuns são febre, dor no corpo e tosse. A Secretaria de Saúde está acompanhando as notas técnicas enviadas pelo Estado sobre possíveis surtos da doença em diferentes regiões, destacando que o processo de identificação da gripe não pode ser realizado através de testes. O paciente que tiver estes sintomas pode se dirigir até a tenda de triagem na UPA 24h.

UPA 24h superou os 1,3 mil atendimentos desde o Natal

Com parte dos serviços municipais de saúde de Rio do Sul fechados por causa de recesso de final de ano e férias, os atendimentos clínicos de baixa complexidade do município estão concentrados na UPA 24h. Desde 25 de dezembro, 1.370 pessoas foram atendidas, sem contar aquelas 770 que estiveram no Centro de Triagem Covid-19.

Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul