Karla Miguel é a primeira mulher a assumir a prefeitura de Rio do Sul

1931-2021 - Quase um século de domínio masculino, relegando a importância da mulher na política. Fato que deveria suscitar amplo debate sobre relação de gênero e igualdade de oportunidades e de direitos.

0
537

Karla Bastos Miguel assume como prefeita em exercício a partir desta quarta-feira, 3 de novembro de 2021, data que entra para a história da cidade. A ex-delegada é a primeira mulher a se tornar prefeita em Rio do Sul, desde a fundação do município em 1931.

Quando o município foi criado a mulher no Brasil ainda não tinha nem o direito de votar. Essa conquista só foi alcançada no ano seguinte, em 1932.

Karla Miguel vai assumir a principal cadeira do Executivo porque o prefeito José Thomé pega 20 dias de férias, após quase dois anos de exercício do segundo mandato.

A transmissão do cargo será nesta quarta-feira, às 10 horas, no gabinete do prefeito. A cerimônia é restrita a convidados e servidores municipais.

Karla Bastos Miguel veio para Rio do Sul em 1988, iniciando os trabalhos como delegada na Delegacia da Comarca, 7ª Delegada da Mulher de SC. Passou em primeiro lugar no concurso público e foi Delegada Regional por duas vezes. Fez toda sua carreira em Rio do Sul, onde criou a Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, ficando à frente por mais de 20 anos. Atualmente está aposentada.