IPTU: Prefeitura de Rio do Sul faz alerta sobre atendimento presencial

Ferramentas digitais incentivam que contribuinte não precise retirar documento na prefeitura

0
76
O objetivo do carnê digital é diminuir a demanda de atendimento presencial (Foto: AscomRS)

Com a pandemia da Covid-19, tornou-se fundamental que seja reduzida a formação de filas e aglomerações. Em Rio do Sul, a prefeitura orienta que o contribuinte que precisa tirar a guia de IPTU pela internet, busque algumas alternativas antes de vir até o prédio central para solicitar ajuda.

De acordo com o secretário de Administração e Fazenda de Rio do Sul, Alexandre Pereira, as guias do IPTU de Rio do Sul, assim como outros tipos de serviços, podem ser facilmente acessadas pelo site da prefeitura – www.riodosul.sc.gov.br – clicando no banner do IPTU e fornecendo dados do titular.

Pereira reforça a importância de familiares e amigos deem suporte aos idosos que precisam tirar suas guias do carnê. “Antes da pessoa vir até a prefeitura, o ideal é que alguém ajude o idoso em suas atividades. O objetivo do carnê digital já é, justamente, diminuir a demanda de atendimento presencial.

Em todo caso, a pessoa que tem dúvida, tem direito de vir até a prefeitura para procurar atendimento. E para que se evite filas, a pessoa talvez tenha que aguardar, com o distanciamento indicado pelas regras sanitárias atuais.

Pagamento em cota única com desconto de 20%

O pagamento do IPTU 2021 em Rio do Sul já pode ser efetuado à vista até o dia 11 de março, com direito a desconto de até 20% do valor do imposto predial e territorial. As taxas inclusas no carnê não tem desconto.

Para quem optar por pagar à vista, só que entre 12 de março e 12 de abril, prazo chamado de segunda cota única, o desconto é um pouco menor, de até 10%. Este também é o vencimento da primeira de até seis parcelas, para o contribuinte que optar pelo pagamento em parcelas.

É importante ressaltar que o contribuinte deve prestar atenção sobre qual boleto pagará, já que, uma mesma pessoa consegue retirar a guia do pagamento em cota única e, também, das parcelas. Em caso de duplicidade, o valor é restituído, mas é importante evitar este tipo de situação.

Calendário do IPTU 2021 em Rio do Sul

1ª cota única – 11 de março – Com desconto de até 20% do IPT

2ª cota única – 12 de abril – Com desconto de até 10% do IPT

Parcelado

1ª parcela – 12 de abril

2ª parcela – 12 de maio

3ª parcela – 11 de junho

4ª parcela – 12 de julho

5ª parcela – 12 de agosto

6ª parcela – 13 de setembro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui