Datena volta a detonar Bolsonaro por apoiar uso da cloroquina na pandemia

0
78
De Fábio Almeida no RD1

Pode Isso 115

José Luiz Datena voltou a tecer críticas nesta segunda-feira 28 ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por declarações que “não condizem com a realidade”.

O apresentador do Brasil Urgente, da Band, falou a respeito de uma coletiva dada pelo chefe do Executivo após participar de jogo de futebol beneficente em Santos (SP).

Ele ainda rebateu o político ao dizer que não há estudo científico que apoie o uso de cloroquina em casos de covid-19 e afirmou que “nem presta atenção mais” nas declarações dele.

“Mantenha a máscara, tenha distanciamento social, lave as mãos e ouça cientistas. Deixe de ouvir políticos. Não é a imprensa que conta a mentira. Quem conta mentira é a classe política”, disparou Datena, após o presidente dizer que a imprensa manipula muitas declarações.

“O que eu quero dizer é que o Bolsonaro passa da bola. Tem muita gente que quer fazer diferente e é o mesmo espelho do presidente da República. Ele fala algumas coisas fora da linha, eu nem presto atenção mais, que realmente não condizem com a realidade. Não tem estudo falando que a cloroquina salva as pessoas“, acrescentou o famoso.

(…)

Inflação se espalha por vários setores da economia, diz Miriam Leitão

De O Globo

A jornalista Miriam Leitão repercutiu nesta segunda-feira (28) em sua coluna no jornal O Globo a pesquisa Datafolha que mostra a expectativa de 72% dos brasileiros para o aumento da inflação em 2021.

Miriam alerta que o índice deve realmente subir no próximo ano, isto porque, além da crise já vivida, tarifas de energia elétrica e custos com planos de saúde deverão subir.

“O que a alta da inflação faz? Alimenta o pessimismo econômico e as atitudes conservadoras, e leva as faixas médias de renda a reduzirem as compras não essenciais. O quadro econômico fica mais incerto”, escreve a jornalista.

“Depois de viver períodos de hiperinflação, o brasileiro continua muito sensível a qualquer aumento. A subida de 4% para 6% faz uma enorme diferença, aumentando o pessimismo e a redução do consumo. Em uma época em que o país precisa crescer, é um cenário muito ruim”, conclui.

Caixa paga hoje a última parcela do auxílio e milhões de brasileiros não terão renda alguma

Do 247

A Caixa Econômica Federal realiza nesta terça-feira 29, o pagamento da última parcela do auxílio emergencial a brasileiros. O benefício no valor de R$ 600, que depois se transformou em R$ 300, foi uma vitória da oposição no Congresso Nacional e garantiu o sustento de boa parte das famílias durante a pandemia. Com o fim da renda, brasileiros desempregados ficarão à deriva em 2021.

‘Nunca realizei ato sem a ciência dos meus superiores’, diz médico demitido do STF por Fux

Da Folha

O médico Marco Polo Dias Freitas, exonerado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, de cargo de confiança, disse à Folha que “nunca realizou ato administrativo sem a ciência” de seus superiores.

O servidor, que ocupava o cargo de secretário de Serviços Integrados de Saúde da Corte havia seis anos, perdeu a função de chefia após o pedido de reserva de 7 mil doses da vacina contra a Covid-19 à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para funcionários do tribunal.

Fux disse à Folha, na segunda-feira 28, que o pedido foi feito sem o seu conhecimento, que estava “em choque”, e atribuiu ao médico a iniciativa.

Nesta terça-feira 29, porém, Marco Polo respondeu à Folha que respeita “rigorosamente” a hierarquia administrativa do Supremo Tribunal Federal.

“Nesses 11 anos no STF, nunca realizei nenhum ato administrativo sem a ciência e a anuência dos meus superiores hierárquicos. Continuarei, como médico, de corpo e alma, na luta diária pela saúde e bem-estar das pessoas”, disse. (…)

Merval diz que Bolsonaro enlouqueceu e “acha que é macho”

Da coluna de Merval Pereira no Globo:

O ditado latino “Os deuses primeiro enlouquecem aqueles a quem querem destruir” é a melhor explicação para o que acontece entre nós nos dias recentes. A começar pela festa de Neymar para 500 (150?) convidados no réveillon em Mangaratiba. Um estudo publicado no Journal of the American Association for the Advancement of Science no início deste mês, analisado no LinkedIn pelo economista e especialista em risco Paulo Dalla Nora Macedo, mostra que uma reunião internacional de 175 executivos da farmacêutica Biogen nos dias 26 e 27 de fevereiro em Boston foi responsável por nada menos que uma média de 245 mil casos de coronavírus confirmados nos Estados Unidos. (…)

Ao que tudo indica, os deuses já enlouqueceram Bolsonaro, que pode estar a caminho da destruição por pensamentos, palavras e obras. Para sorte dele, seu mais ostensivo adversário na eleição presidencial de 2022, o governador de São Paulo João Dória perdeu o senso depois de ter lidado muito bem com a vacina Coronavac, que está sendo produzida no Instituto Butantan com material da fábrica chinesa Sinovac.

Colocando-se como contraponto a um tresloucado Bolsonaro, que acha que ser macho é enfrentar a morte como se pudéssemos vencê-la sem a ajuda da vacina, o governador de São Paulo, apesar de abusar às vezes da politicagem, parecia ser a imposição do bom-senso no debate da vacina. Até que, tendo vencido a eleição para a prefeitura de São Paulo com o candidato do PSDB Bruno Covas, resolveu que poderia tirar férias em Miami, ao mesmo tempo em que decretou a bandeira vermelha no estado que dirige. Mesmo que tenha voltado 24 horas depois, devido a seu vice ter sido infectado pela COVID-19, e tenha pedido desculpas públicas, ficou a imagem que o acompanhará até a eleição presidencial: a arrogância, a autoconfiança em excesso, de quem se considera acima dos demais.

(…)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui