Conselho Nacional de Trânsito estabelece novos prazos para renovação da CNH

Cronograma anterior tinha sido suspenso devido à pandemia de covid-19

0
74
"Em função da situação de pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) emitiu deliberação modificando prazos e adaptando serviços realizados pelo DETRAN" (Foto: Reprodução BdF)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) derrubou a suspensão dos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de envio de multas, que tinha sido adotada em março devido à pandemia de covid-19. Agora, os prazos voltaram a vigorar a partir desta terça-feira 1º, com novo cronograma.

Segundo o Conselho, como os órgãos de trânsito já retomaram as atividades, não faz sentido manter a suspensão dos prazos. “Procuramos estabelecer regras que permitam a retomada dos serviços e prazos de modo a causar o menor transtorno ao cidadão, adequando à capacidade de atendimento por parte dos órgãos de trânsito”, afirmou o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, ao G1.

Aqueles que tiveram a CNH vencida neste ano devem regularizar a situação a partir do dia 1º de janeiro de 2021, de acordo com o mês que a carteira perdeu a validade. Por exemplo, se o documento venceu em janeiro de 2020, a regularização deve ocorrer até o dia 31 de janeiro de 2021; enquanto o documento que venceu em fevereiro de 2020 deve ser regularizado até 28 de fevereiro de 2021; e, assim, até chegar aos documentos que vencem em dezembro deste ano, que devem ser regularizados até 31 de dezembro de 2021.

O envio das Notificações de Autuações (NA) – documento enviado pelo órgão de trânsito autuador ao proprietário do veículo que cometeu a infração –, registradas entre 26 de fevereiro e 30 de novembro de 2020, deve ser realizado até em 10 meses após o registro da infração. Por exemplo, as autuações feitas durante março deste ano devem ser enviadas aos infratores até janeiro de 2021.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui