A serotonina promove o bom humor e da sensação de bem-estar e a melhora das funções cognitivas (Foto: Divulgação)

Os níveis de serotonina podem ser incrementados por meio de estratégias como a prática de atividades físicas, a realização de massagens ou a adoção de um estilo de alimentação mais saudável e equilibrado, que seja rico em triptofano.

No entanto, nos casos em que essas medidas não são suficientes, o uso de suplementos pode ser indicado.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir do aminoácido triptofano e está relacionada a várias funções no organismo, como a regulação do sono e da temperatura corporal, a promoção do bom humor e da sensação de bem-estar e a melhora das funções cognitivas.

  1. Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas aumenta os níveis de serotonina, pois favorece a produção e a liberação de triptofano.

Ao exercitar-se de forma regular ou em intensidade elevada, a produção do neurotransmissor é estimulada. Os exercícios aeróbicos, como a corrida, a natação, a caminhada ou a dança, costumam ser os mais indicados.

  1. Tomar sol diariamente

Expor-se ao sol diariamente também aumenta a serotonina circulante no corpo. A exposição solar promove a produção de vitamina D, que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, na produção de serotonina.

É indicado que a pessoa fique exposta ao sol entre 10 e 15 minutos por dia, de preferência nas horas menos quentes.

  1. Alimentação rica em triptofano

A alimentação é fundamental para a produção de serotonina. Alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau, por exemplo, são ricos em triptofano.

  1. Atividades relaxantes

Atividades como meditação e ioga também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, isso porque, ao praticá-las, é possível regular os sinais nervosos e melhorar o desempenho dos neurotransmissores.

Além disso, como essas atividades promovem a diminuição da ansiedade e do estresse, elas ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina é por meio de massagens.

  1. Uso de suplementos

Quando as estratégias naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, pode ser indicado o uso de suplementos.

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo médico ou pelo nutricionista de acordo com as necessidades da pessoa. (Com informações do portal Tua Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui