A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos (Foto: NSC TV/Reprodução)

A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta sexta-feira 18, que vários municípios do estado registraram chuva contaminada com partículas de fumaça provenientes dos incêndios no Pantanal. A “chuva escura” ocorreu na quinta-feira 17.

“A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal”, informou o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil, Frederico de Moraes Ruthorff.

No início da semana, municípios do Rio Grande do Sul também registraram a chuva escura. Fenômeno provocado pelas queimadas no Pantanal pode atingir o estado de São Paulo nos próximos dias. 

Moradores da cidade de São Paulo viram o dia amanhecer nesta sexta-feira 18, com o céu da capital alaranjado e nublado. O que causou o fenômeno foi a fumaça vinda das queimadas no Pantanal, na região Centro-Oeste, que se misturou com a nebulosidade, de acordo com o Climatempo.

Uma moradora de Rio do Sul noticiou no programa Show da Manhã, da Rádio Mirador, que a água da chuva captada em cisterna em sua residência apresentava coloração escura. O meteorologista Countinho afirmou que ela pode estar contaminada com resíduos tóxicos, uma vez que o fenômeno é resultado das queimadas no Pantanal mato-grossense. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui