Credenciamento da nova UTI deverá ser publicada segunda-feira 10, anuncia deputada Carmen (Foto: Divulgação Câmara)

A minuta do contrato de credenciamento dos 10 leitos da nova Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Rio do Sul foi assinada e está pronta para ser publicada no Diário Oficial da União, o deve ocorrer até na segunda-feira 10. O anúncio foi feito nesta quinta-feira 6, à noite, pela deputada Carmen Zanotto, em telefonema para o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), Osmar Peters. 

A princípio prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 90 dias, mas poderá ser prorrogado por prazo indeterminado, de acordo com o número de casos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Na mesma data deverá sair o credenciamento dos novos leitos dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, ambos de Blumenau. O Nossa Senhora dos Prazeres, de Lages e o Salvatoriano Divino Salvador, de Videira, que estavam no mesmo pacote de homologação, ficaram para outra oportunidade.

A deputada destacou que a minuta já está pronta, restando apenas a publicação. Ela acredita que no máximo segunda-feira isso ocorra, não apenas com o Hospital Regional de Rio do Sul. “Isso vai possibilitar o recebimento do valor diário que é preconizado em R$ 1,6 mil por 90 dias”. Ela disse que o contrato de credenciamento pode ser prorrogado, mas espera que não haja necessidade.

Carmen elogiou o esforço da direção dos hospitais, como o caso do Regional de Rio do Sul, de implantar novos leitos de UTI à disposição para o enfrentamento da pandemia. “O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, tem nos enviado os pedidos de credenciamento e dentro do possível estamos conseguindo”. A parlamentar acredita que até o final da próxima semana o Ministério da Saúde credencie mais 60 leitos em diversas regiões do estado.

O presidente disse que desde que a UTI exclusiva para pacientes com COVID-19 começou a funcionar, no dia 27 de agosto, a Fusavi iniciou a mobilização para conseguir o credenciamento dos 10 leitos. “Neste período não deixamos de atender nenhum paciente, apesar do custo elevado de cada um”. “Finalmente tivemos a boa notícia, nesta quinta-feira 6, por parte da deputada Carmen, que a minuta do contrato foi encaminhada para publicação no Diário Oficial da União”. Peters classificou como “final feliz” o processo, até porque o nível de ocupação da unidade tem se mantido em 100%.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui