Ibirama terá nova sede da Polícia Militar

O investimento na execução da obra foi orçado em cerca de R$ 1,3 milhão

0
78
A atual sede da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama é alugada (Foto: ACPMI)

Um desejo de mais de 10 anos está próximo de se tornar realidade em Ibirama. Nesta sexta-feira 10, será realizada no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, a assinatura da autorização para construção da sede da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama, que contará com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Dionei Tonet. O ato terá transmissão online nas redes sociais da prefeitura de Ibirama.

O investimento na execução da obra foi orçado em cerca de R$ 1,3 milhão, sendo que a concepção do projeto arquitetônico e todo o processo de licitação está sendo executado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Segurança Pública. O valor total é oriundo dos cofres do governo estadual, sendo que 50% do valor foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual, Jerry Comper.

O terreno onde será construída a nova sede fica localizado na Rua Blumenau, próximo a Delegacia de Polícia Civil de Ibirama. 

Sede alugada

Atualmente, a sede da 2ª Companhia do 13º BPM está localizada em prédio alugado na Rua Doutor Getúlio Vargas, no Bairro Bela Vista, próximo a Udesc. O comandante da Companhia, Capitão PM Nilvo Pfleger, lembrou que o quartel já passou por vários endereços. “Volta e meia estamos nos mudando, precisamos de um espaço próprio. Nossa atual sede atende às necessidades, mas existem algumas situações que precisam ser melhoradas”.

Com a construção de um novo quartel, Pfleger ressalta que o projeto será específico para servir as demandas da instituição militar. Entre os ambientes que serão aprimorados. o atendimento ao público, que será dividido por seções como de trânsito e área técnica. A PM também contará com espaço adequado para o setor financeiro e de almoxarifado.

“Devemos ter ainda espaços próprios para realização de cursos aos PMs, que são necessários para a atualização do nosso efetivo. Além disso, poderemos contar com uma área maior de alojamento, que em situações de necessidade de reforço no policiamento, poderá abrigar policiais para atuarem em todo o Vale Norte”, detalhou o capitão.

Com relação a localização, Pfleger afirma que o atual endereço se encontra em uma boa área da cidade, além disso, com o quartel ao lado da Polícia Civil, os dois órgãos de segurança pública poderão ter uma aproximação ainda maior.

Histórico da obra

O terreno para a construção do quartel foi repassado pelo Município ao Estado em 2009. Anos depois, o governo estadual realizou três licitações que não tiveram empresas interessadas em executar a obra, pois o valor necessário para a edificação era maior do que o que estava sendo disponibilizado pelo poder público. O projeto chegou a ser incluído no programa Pacto por Santa Catarina, do governo anterior, mas não foi executado.

A partir de 2019, o Município voltou a solicitar a execução da construção e teve os recursos garantidos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui