O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, reuniu o Conselho da Defesa Civil de Rio do Sul na manhã desta quarta-feira (1° de julho), com um levantamento dos prejuízos causados pelo ciclone extratropical na terça-feira. Com diversos problemas causados, tanto em estruturas privadas e do serviço público, Thomé encaminhará o decreto de situação de emergência na cidade nos próximos dias para a Defesa Civil Estadual.O tenente-coronel Jeferson de Souza, do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, lembrou que permanece o risco de vento forte para diversas partes do Estado durante esta quarta-feira, então recomenda-se cuidado máximo para aqueles moradores que querem já começar suas reformas e consertos em telhados. No dia de ontem, pelo menos duas pessoas ficaram feridas de acordo com o bombeiro.

O diretor da Defesa Civil, Sílvio Andrade, ressalta que o órgão está fornecendo lonas para auxiliar de maneira mais emergencial. O atendimento no momento é apenas presencial, por conta da dificuldade de telefonia e internet.

 

CRAS estão disponíveis para atendimento de pedidos

Os CRAS dos bairros Santa Rita, Barragem, Progresso, Central e o Loteamento Santa Clara estão disponíveis para que a comunidade destas localidades possa fazer cadastros e encaminhamento de demandas por conta do ciclone extratropical da tarde de terça-feira. É uma forma de reduzir a demanda da Defesa Civil e também dar mais agilidade ao atendimento da comunidade e levantamento de demandas.


Linhas telefônicas comprometidas em toda a cidade

Os telefones fixos e a telefonia móvel continuam com problemas na cidade. Inclusive os telefones de emergência da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, além de linhas de serviços municipais como Secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, entre outros. Não há ainda uma previsão de retorno do serviço.

 

Fornecimento de energia elétrica

O fornecimento de energia elétrica ainda não está normalizado em boa parte da cidade. A Celesc explica que o serviço completo pode demorar até quinta-feira (2), mas isso depende da demanda de serviços das equipes de manutenção.


Ponte Viriato Alves Garcia apenas em uma via para trânsito

Sem energia elétrica, os semáforos da ponte Viriato Alves Garcia entre o Centro e o bairro Canoas não estão funcionando. Por conta disso, provisoriamente, o sentido de trânsito está somente do bairro Canoas em direção ao Centro. Motoristas que precisarem fazer o caminho oposto precisam procurar desvios.


Defesa Civil encaminhará equipes para laudos

Empresas e residências que precisarem de laudos simples para encaminhamento de reformas ou até mesmo acionamento de seguradoras, podem acionar a Defesa Civil de maneira presencial para encaminhar a visitação de técnicos da Secretaria de Infraestrutura. Na medida do possível, os técnicos farão a visitação para emissão de documento simples.


RELATÓRIO DE DANOS

– 53 casas destelhadas – contato do morador feito via Defesa Civil. Foi fornecido lona.

 

Danos em estruturas da prefeitura:

– Sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

– CRAS do bairro Santa Rita

– Unidade de Pronto Atendimento – UPA (Já com atendimento normal)

– Tenda de triagem para Covid-19 na UPA (Atendimento para anexo da UPA)

– Unidade Básica de Saúde do Bairro Fundo Canoas

– CAPS, no centro

– Unidades da educação municipal: Navegantes, Roberto Machado, Favo de Mel 2, Sebastião Back, Francisco Fleisner e Schirley Dolores Sedrez, Ella Kurth. Pedro dos Santos, entre outras.

– Estações Culturais da Barra do Trombudo, Santa Rita e Bela Aliança

– Museu Histórico de Rio do Sul

– Estrutura do Estádio Municipal, e equipamentos diversos do centro de treinamento de BMX,

Danos Estruturais em diversas estruturas de segurança

– Guarda Municipal

– Corpo de Bombeiros

– Polícia Militar

Ruas com o trânsito liberado pela Secretaria de Obras:

– Estrada dos Quintinos, no bairro Bremer

– Serra Canoas, no bairro Fundo Canoas

– Rua Gustav Hasse, no bairro Bela Aliança

Telefones da Defesa Civil – Linhas ainda não funcionando

Atendimento apenas presencial – Rua Mafalda Lingner Porto, no bairro Progresso.

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Rio do Sul

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui