Treinos esportivos continuam suspensos em Rio do Sul

O município segue a mesma linha de atuação de outros municípios do Estado que também não voltaram aos treinamentos de rendimento e iniciação

0
55
FMD continua sem treinos esportivos (Foto: Arthur Hoffmann)

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul não voltará a realizar treinamentos de iniciação, rendimento e eventos esportivos municipais, mesmo com a publicação da Portaria Nº 272/2020 do Governo do Estado, que autoriza atividades para atletas profissionais e amadores.

O documento publicado na terça-feira 12, libera a atuação de atletas seguindo uma série de recomendações. De acordo com o diretor executivo da FMD, Sérgio Luis Schlemper, a Portaria não traz amparo jurídico para municípios voltarem a realizar suas atividades, já que vários itens dos artigos não podem ser atendidos por entidades públicas esportivas.

No item I fala-se em atletas comunicarem o médico do clube em caso de sintomas do Covid-19. Há também interpretação dupla para atletas maiores de 12 anos, que não estão frequentando escolas e poderiam voltar a treinar. O artigo X também cita que é necessário que os atletas devem ser avaliados antes de cada treino, com medição diária de temperatura. Além disso, o item IX do artigo 2 cita que os treinos sejam pautados em técnicas de movimento e condicionamento físico em geral, evitando jogos coletivos onde possa existir contato físico.

 “A leitura detalhada de todos os artigos da Portaria deixa bem claro que a retomada de atividades está condicionada a clubes de futebol profissional, e que por questões de redação ele acaba sendo mal interpretado. Não podemos ser irresponsáveis agora, porque em nenhum momento da Portaria fala-se em entidades públicas do esporte, mas sim clubes de rendimento que tenham essa estrutura necessária”, comentou Schlemper.

Rio do Sul segue a mesma linha de atuação de outros municípios do Estado que também não voltaram aos treinamentos de rendimento e iniciação e tem a mesma interpretação. Criciúma, por exemplo, que havia voltado as atividades na última semana, suspendeu nesta semana todos as atividades esportivas até o fim da temporada.

“Nossa posição é muito clara de enfrentamento ao Covid-19. Estamos ansiosos para voltar as atividades, mas seguindo recomendações coerentes com nossa atuação, já que há muitas especificidades em cada modalidade. Conversamos com dirigentes de vários municípios do Estado e todos têm posição idêntica, então vamos aguardar”, finalizou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui