Rio do Sul terá dois projetos de saúde mental apresentados em mostra estadual

Projetos aplicados pela Secretaria de Saúde serão expostos em São Bento do Sul nesta semana

0
143
Os projetos serão apresentados na 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, em São Bento do Sul (Imagem Internet)

Dois projetos realizados por profissionais da Secretaria de Saúde de Rio do Sul foram selecionados para apresentação na 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, entre os dias 11 e 13 de março em São Bento do Sul. A mostra fará parte da programação do sexto Congresso de Secretarias Municipais de Santa Catarina.

Os trabalhos são realizados no Centro de Atenção à Saúde Mental de Rio do Sul, localizado na Rua 15 de Novembro. Um deles é chamado “Conviver: Projeto de Promoção à Saúde Mental”, que visa a qualificação e incentivo aos servidores públicos municipais.

Elaborado e desenvolvido pelas psicólogas Jucilene Montagna Vieira e Neusa Teresinha Franco Schneider, com o apoio da diretora de Saúde Mental, Cristiane Aparecida Leandro de Souza. Este projeto tem como objetivo desenvolver e qualificar os servidores em seus aspectos biopsicossociais, buscando fortalecê-los no enfrentamento diário de demandas de ordem pessoal e profissional.

O segundo projeto é baseado no perfil da demanda atendida pelo setor de Psicologia em Rio no Sul no segundo semestre de 2019. A equipe de psicólogas do Centro de Saúde Mental realizou o diagnóstico dos pacientes encaminhados para psicoterapia no Centro de Saúde Mental. Fez-se assim, o levantamento e a compilação de informações como idade, sexo, unidade de Saúde de referência e demandas iniciais.

Este trabalho será apresentado pela psicóloga Ana Claudia Lemhkuhl Odeli, responsável pela elaboração do documento final com o conteúdo dos indicadores obtidos. O objetivo de dar respaldo à ações de prevenção dos agravos em Saúde Mental a serem desenvolvidas em 2020 pelas equipes do Centro de Saúde Mental e das Estratégias de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde de Rio do Sul.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui