Trump recebe Bolsonaro em jantar na Flórida (Tom Breuner/Reuters)

Zona Franca

Por Luiz Carlos Dacol – Jornalista

 

Charge da Edição

Final de semana prazeroso de Bolsonaro em Miami – Estados Unidos

 

Fernando Brito, experiente jornalista do Rio de Janeiro, foi assessor de Brizola, passou por importantes órgãos de imprensa carioca, escreve em seu Tijolaço, nesta segunda-feira 9:

“Como no Brasil, a bolsa de NY também acionou seu “circuit braker”, com a queda de 7% do índice S&P 500, o que reúne mais ações para seu cálculo. Reabriu e as ações agora perdem 6,4%.

O mundo das finanças pega fogo, o Banco Central queima US$ 4 bilhões de reservas afogando o mercado em dólares sem produzir qualquer efeito na cotação da moeda e o sr. Paulo Guedes, no Valor, sai-se dizendo que “o governo está sereno e que a melhor resposta à crise será o andamento de reformas estruturais.”

É o seguinte: o sujeito entra no hospital com um quadro de infarto e o médico prescreve hábitos morigerados, boa alimentação e exercícios leves, entendeu?

Reforma tributária para valer daqui a 5 anos? Administrativa para quem entrar no serviço público a partir de 2021 (e, claro, não for policial, promotor, juiz ou militar)? Será que passa pela cabeça dele que aqueles 1,8 milhão de pessoas físicas que comemoravam terem “entrado na Bolsa” perderam, em 20 dias, 30% ou mais de suas economias?

Será que não vê que 20% de elevação do dólar não têm como não “baterem” dos preços e na viabilidade de empresas?”

Pois é: Estamos de Volta

Estamos timidamente retornando com a Coluna Zona Franca, que há mais de 40 anos assino, nos mais diferentes jornais e cidades em que trabalhei. Minha única pretensão colocar meu ponto de vista com a experiência que adquiri na minha vida dedicada ao jornalismo desde os bancos escolares, quando participava dos jornais murais do colégio e a convivência com políticos das mais diversas correntes políticas de Santa Catarina e Oeste do Paraná. Estivemos próximos de João Matos, Lauro André da Silva, Epitácio Bittencourt e toda sua família política de Imaruí, Sul de Santa Catarina, de Roland Dornubuch, Nelson Goetten, Peninha, Nodgi Pellizzetti entre outros em Santa Catarina e no Paraná, Egon Pudell, Duílio Genari, ambos presidiram a Assembleia Legislativa do Paraná, Avelino Campagnolo, Ivo Rocha, Wilson Khun, Haroldo Hamilton, ex-prefeitos de Toledo, e outros.

Fiz cobertura de importantes governos de Rio do Sul e do Alto Vale desde os anos 1970. Acompanhei os governo estaduais desde Colombo Salles. Passei pela ditadura, que não gosto de lembrar.

Sempre manifestei simpatia pela esquerda – não a radical. Acredito que o “pão deve ser dividido” e que todos têm direito a saúde, educação, ir e vir, segurança, moradia, justiça social, com a participação forte do governo, além de que todos – inclusive as mulheres – somos iguais perante ao Criador e aos homens e tenho como orientação de vida o “Sermão da Montanha”, de Jesus Cristo (MT 5). 

Não escrevi a Coluna Zona Franca nos últimos 18 meses, quando digo que estava em “prisão domiciliar”, pois passei a dedicação integral à minha mãe Jaci Dacol, que lutava contra um câncer. Ela perdeu a luta à doença na terça-feira, 25 de fevereiro. Ela que tanto gostava de dançar foi passar o último dia do carnaval lá no alto. Certamente encontrou o amigo Nodgi e os irmãos dela Osmar e Dosni… e agitaram as paradas por lá.

Estamos de volta. Vocês leitores podem colaborar com a ZONA FRANCA enviando informações, críticas (não se acanhem), críticas construtivas nos ajudam a melhorar…

LEGAL – A administração Thomé/Paulo Cunha transformaram as valadas de Rio do Sul em canteiro de obras. As principais vias estão sendo asfaltadas. Alguns milhões estão sendo aplicados através do Programa Acelera Rio do Sul. Isso é muito bom!

NEGATIVO – As obras merecem todos os aplausos e a população está bastante feliz com elas, porém esquece a administração de informar amplamente a população que elas estão sendo executadas com empréstimos bancários (agência de fomento do Estado). As futuras administrações deverão pagar a fatura. Pouca coisa é a fundo perdido, emendas de deputados. Temos obras excelentes, mas, também, dívidas.

Curtas

Alguém pode explicar “por que alguém que corta o Bolsa Família do Nordeste, dispensa médicos em tempos de epidemia, transfere recursos da educação, enaltece policiais amotinados e congela o salário mínimo goza ainda de alguma consideração”? O loco!

Cláudio Vignatti, grande expoente do PT, foi vereador, deputado federal, candidato a prefeito por Chapecó, ministro de Estado, candidato a senador e a governador, deixou o Partido. Ele decidiu sair depois que a agremiação de Lula lançou três candidaturas a deputado federal por Chapecó em 2018. Apenas Pedro Uczai se elegeu. Vignatti assumiu a presidência do PSB Santa Catarina, nesta segunda-feira 9, em Florianópolis.

Não será surpresa se ex-deputado e ex-prefeito de Rio do Sul, Jailson Lima, filiar-se ao PSB. Ele poderá ser candidato este ano a prefeito e, nas próximas voltar à Alesc. Precisaria de um bom vice para complementar seu mandato de prefeito, se eleito.

A Bárbara Kirsten filiou-se ao Partido Progressista do Chico Goetten (PP) e já colocou seu nome à disposição como vice em chapa majoritária. Ela tem a política nas veias e precisa de todo o apoio das mulheres (e dos homens também) rio-sulenses. Precisamos de mais “bárbaras e zelis”, lutadoras e preocupadas com o bem estar da gente rio-sulense.

Temos uma ampla lista de candidatos à prefeitura de Rio do Sul, alguns nomes até bem interessantes, mas sabemos que agora é só fogo de palha e maneira de garantir força em negociações futuras quando da efetiva composição das chapas. Fala-se em frente ampla contra o Thomé e seu grupo. Os maçons locais estariam divididos, então tudo será possível.

Pense sobre isso

Se Lula é um malfeitor, como dizem os anônimos general Heleno, Damares, Zambelli e o príncipe Orleans, sem dúvida é o malfeitor mais querido do planeta, homenageado por onde passa por suas grandes obras como presidente do Brasil. – (Ribamar Fonseca – Jornalista e escritor)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui