Seades abre inscrição para cursos de qualificação profissional

São nove turmas para quem busca capacitação e reinserção no mercado de trabalho

0
57
Grupo de certificados em 2019 (Foto: Arquivo AscomRS)

Estão abertas inscrições para cursos de qualificação profissional na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul (Seades). Interessados podem procurar a secretaria até o dia 17 de fevereiro. A lista é diversa e inclui turmas de: panificação e confeitaria, salgados, inclusão digital, entre outras. As vagas são destinadas aos participantes do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead) e as vagas excedentes serão estendidas à comunidade em geral, por meio de inscrição no portal Central de Oportunidades. A inscrição deve ser realizada pessoalmente e os cursos são abertos para usuários dos serviços da assistência e a comunidade em geral.

São disponibilizadas, por curso, cerca de 25 vagas por turma. Para se inscrever basta que o interessado dirija-se até a Seades munido de: RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário experiência profissional e os cursos têm duração semestral. 

A secretária da Seades, Danielle Zanella, argumenta que “a proposta é ofertar chance e dignidade para pessoas que não tiveram condições de participar de cursos profissionalizantes. Dessa forma os participantes poderão ter mais aptidão e qualificação para concorrer a uma vaga de trabalho. Com a participação em cursos dessa natureza há mais condições para que o trabalhador se desenvolva em área específica e tenha mais chance de concorrer a estas vagas”. Todos os cursos são certificados.

Público

Os participantes são pessoas que receberam encaminhamento das unidades de Assistência Social como Cras, Creas e Centro Pop ou comunidade que se inscreveu no portal Central de Oportunidades. O Pead consiste numa capacitação diária, sendo quatro dias de trabalho por semana e um dia de curso teórico.

O prefeito, José Thomé, destaca que esta é uma grande oportunidade para quem busca crescimento na carreira profissional. “É comum que os gestores dos cursos estejam conectados com profissionais de cada área. Assim, quando acontecem seleções para contratação é comum que os alunos que se destacam consigam emprego antes da conclusão das capacitações. Por meio desta iniciativa a Prefeitura de Rio do Sul oferece a chance de estudar e trabalhar”.

A secretária da pasta pontua que “o Pead não é programa que garante emprego, mas bolsa de trabalho e qualificação para que os participantes obtenham inclusão no mercado de trabalho formal ou na atividade de autônomos”. Em 2019 foram 442 trabalhadores capacitados, 389 bolsistas do Pead e 53 participantes que estavam inscritos no portal Central de Oportunidades.

As opções de cursos são:

– Panificação – Confeitaria (Turma I e II) – Salgados – Costura e Customização de Roupas (Turma I e II) – Rotinas Administrativas e- Inclusão Digital (Turma I e II)

Mais informações podem ser obtidas na Seades pelo telefone (47) 3525-4084. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h, sem fechar para almoço. O endereço é: Rua Verde Vale, 77, Canta Galo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui