Equovali Equoterapia (Foto: Divulgação)

Desde o final de 2019, toda a equipe Viacredi Alto Vale estava empenhada em cumprir o desafio para que o Hospital Regional Alto Vale e a Equovali Equoterapia fossem beneficiados. E valeu a pena, pois as doações foram entregues às entidades e quem realmente sente a diferença é a população.

A equipe Viacredi Alto Vale foi até o Hospital Regional conhecer o setor de oncologia, para o qual serão destinados os recursos. Segundo a enfermeira Ágata Valmorbida, coordenadora da unidade de oncologia, “os recursos serão utilizados para trazer a Rio do Sul, o Batman Brasileiro, personagem que viaja todo o País levando uma mensagem de motivação para pessoas que tratam o Câncer”. 

A coordenadora ainda frisou que o projeto da Viacredi Alto Vale foi o motivador do evento. “Há tempos queríamos trazer uma palestra com o Batman, mas não podíamos realocar recursos da unidade de oncologia e específicos para tratamento. Foi então que o pessoal da Viacredi Alto Vale entrou em contato conosco. Desde aquele momento sabíamos o que faríamos com o dinheiro”, completou Ágata.

O diretor da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), Osmar Peters, ressaltou que “a Viacredi Alto Vale está nos proporcionando um momento único, de realizar um evento como esse, para toda a comunidade do Alto Vale do Itajaí. Então, no dia 17 de abril, com ingressos gratuitos, 800 pessoas vão receber a palavra desse personagem que tem um trabalho consolidado em todo o Brasil”.

Equovali. O amor pela vida, através dos animais

A Equoterapia consiste no tratamento de lesões na cervical ou mesmo para desenvolvimento cognitivo, por meio de contato com cavalos e acompanhamento fisioterápico. O movimento tridimensional criado a partir do andar a cavalo, permite melhora constante aos pacientes com necessidades especiais. 

E Rio do Sul possui uma associação que trata em média 20 pacientes simultaneamente. Trata-se da Equovali Equoterapia. Atualmente, a Equovali possui fisioterapeuta, psicóloga, equitador e dois técnicos em enfermagem, além de grande estrutura para cuidar dos dois cavalos e um pônei disponíveis. “A maior parte dos recursos que nos subsidiam são de doações e cada investimento é feito com o intuito de melhorar a condição dos nossos pacientes. Quando recebi o contato da Viacredi Alto Vale, não pude conter a emoção, pois eu acompanho cada paciente e sei certinho como vai ser importante esse recurso”, lembrou a diretora da entidade, Ivonete Sens.

A direção da Equovali vai direcionar os valores para a construção de uma área coberta para tratar os pacientes. “O princípio da Equoterapia é a constância no tratamento e nossa Região tem muita chuva, o que impede os atendimentos. Quando conseguirmos fazer a cobertura, sem dúvida nossos pacientes vão melhorar de forma mais constante”, destacou Ivonete.

O Diretor de Operações da Viacredi Alto Vale, Jocelio Tavares, acrescentou o quanto ações assim são importantes para a cooperativa e também frisou como foram escolhidas as entidades. “O que nos levou ao encontro dessas instituições de saúde, foi a necessidade. São entidades que dependem da comunidade, e a Viacredi Alto Vale, é uma parte da comunidade, então nos sentimos responsáveis também, uma vez que nosso propósito é fazer a diferença na vida das pessoas”.

Tavares ainda explica o quanto a possibilidade da doação às entidades movimentou a equipe da cooperativa. “O mérito é do time! Nós começamos um movimento no final do semestre de 2019, lançando um desafio comercial com a ideia de ajudar o Hospital Regional e a Equovali. Nossa equipe aderiu ao movimento, uma vez que olhamos a gestão não apenas para o aspecto individual, mas pensando na comunidade, estimulando atitudes solidárias. Então, fazer pessoas melhores, é obter o reflexo dessas ações”, concluiu.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui