Alunos expõem trabalhos na Bienal de Arte do Ceplas

Escola de Rio do Sul realiza evento para exposição coletiva e multidisciplinar dos estudantes

0
813
Bienal reúne trabalhos de todos os alunos do Ceplas (Foto: Arq. Seduc)

O Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (Ceplas) organiza a primeira edição da Bienal de Arte. O evento ocorre nos dias seis e sete de dezembro. A atividade é uma forma de reunir o trabalho de todos os alunos. A proposta multidisciplinar irá relacionar trabalhos de todas as matérias da grade escolar tendo como eixo em comum produções ligadas à arte. Estarão em exposição obras de arte, quadros, artesanato, desenho, pintura e dobradura. A exposição ocorre no antigo pavilhão de eventos do Ceplas.

A professora de artes, Alessandra Kuhl, explica que a ideia surgiu com o intuito de reunir os trabalhos dos alunos e possibilitar visitação dos pais e comunidade escolar. “É uma forma de proporcionar às crianças a valorização do próprio trabalho. Com o destaque os estudantes ficam orgulhosos. Essa também é uma forma de aumentar a sensação de pertencimento. Houve trabalhos temáticos como os da cultura afro, máscaras africanas e pinturas. Em outra ocasião utilizamos tampões de carteiras velhas em desuso que foram transformados em quadros de arte”, explica a servidora.

A secretária de Educação, Janara Mafra, defende que “a iniciativa da direção do Ceplas reforça o entendimento amplo do conceito de educação. Sair do ambiente tradicional de sala de aula é uma forma de expandir o horizonte dos alunos. Há uma riqueza de qualidade e diversidade nos trabalhos. E, durante esses dois dias, a comunidade pode prestigiar e conferir o que nossos alunos têm produzido”.

Um dos destaques serão os trabalhos desenvolvidos pela educação especial, como pinturas, colagens, confecção de pipas e protótipos de dragões utilizados para dança de temática oriental. A sala adaptada também estará aberta para visitação. No sábado haverá, ainda, a festa de encerramento do ano, com dança e apresentações artísticas.

“O principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes, desse modo eles têm o entendimento de que os trabalhos são mais valorizados. Passam a reconhecer que eles próprios têm capacidade e potencial criativo. É, também, um incentivo para que possam preservar o que é feito pelos colegas, ter olhar crítico e saber elogiar o que o outro faz. Eles sentem-se cada vez mais capazes de produzir coisas diferentes. Ou seja, a atividade não se limita a produzir atividade para obter nota”, defende a educadora.

Serviço

Assunto: 1ª Bienal de Arte do Ceplas.

Dia e hora: Sexta-feira (dia 6), das 10h até 17h. Sábado (dia 7), das 14h às 18h.

Local: Estrada da Madeira, 2000. Bairro Barragem. Entrada franca.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui