Teste com os dedos ajuda a identificar se paciente está com câncer de pulmão

Segundo especialistas, o teste pode revelar um dos sintomas da doença

0
325
O ‘teste da janela de Schamroth’ pode ajudar a identificar se o paciente está com câncer de pulmão; saiba como fazer (Foto: shutterstock)

Women’s Health

Não ter um espaço em forma de diamante entre os dedos indicadores quando você encosta unha com unha pode ser um dos sintomas de câncer de pulmão, de acordo com especialistas. O ‘teste da janela de Schamroth’ pode revelar sinais de um sintoma chamado baqueteamento com os dedos, que pode ser causado pela doença.

O que acontece?

De acordo com o Daily Mail, o acúmulo de líquidos faz com que os dedos fiquem maiores nas pontas, embora não esteja claro exatamente como o câncer causa isso. As pessoas que têm essa condição podem não perceber uma lacuna quando mantêm os dedos juntos, porque a condição nivela a parte superior dos dedos.

É um dos sintomas do câncer de pulmão que é relativamente comum para certos tipos da condição. No total, 35% das pessoas que têm câncer apresentam o problema, de acordo com a Cancer Research UK.

Uma enfermeira oncológica do provedor de saúde privado BUPA UK, Emma Norton, disse ao Huffington Post: “A maioria das pessoas com câncer de pulmão não sabe que seus dedos estão batendo, a menos que saibam especificamente cuidar deles. Mas o teste da janela de Schamroth é uma maneira muito fácil de verificar possíveis condições subjacentes.”

O teste é usado por profissionais médicos como um método parcial de confirmação de condições, mas você também pode fazer o teste sozinho – e leva apenas alguns segundos. As pessoas que não têm a brecha em forma de diamante podem ter dedos em taco, o que pode ser um sinal de várias doenças, incluindo problemas cardíacos.

Quais são as causas?

As causas exatas não são claras, mas, de acordo com a Cancer Research UK (CRUK), pode ser porque os tumores produzem hormônios que causam a acumulação de líquidos nos dedos. Esse inchaço acontece em diferentes estágios reconhecíveis, começando com o leito ungueal começando a ficar macio e a pele ao lado brilhante.

As unhas podem então se curvar mais do que o normal quando olhadas de lado, e as extremidades dos dígitos podem inchar e ficar maiores que o normal. Pessoas que percebem as alterações nos dedos e estão preocupadas com a saúde devem procurar um médico, disse CRUK.

Sintomas de câncer de pulmão: como fazer o teste?

Teste dos dedos

Para fazer o teste, as pessoas devem segurar as pontas dos dedos consecutivas, de modo que as unhas se toquem, e veja se conseguem ver um espaço entre elas. Norton acrescentou: “Se você não consegue ver nenhum tipo de espaço embaixo das unhas, isso significa que seus dedos estão inchados”. O indicado é procurar um médico para tirar qualquer dúvida. 

Fonte: Saúde – iG 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui