Semolina (Imagem: https://www.mundoboaforma.com.br)

O corpo humano precisa receber todos os nutrientes de forma completa para que funcione adequadamente. Ter uma alimentação saudável e equilibrada garante que teremos uma saúde completa e também pode ajudar a prevenir muitas doenças.

Diversos alimentos podem contribuir para uma vida melhor, entre eles a semolina, um subproduto dos grãos de trigo, milho ou arroz. A semolina é saudável e pode trazer diversos benefícios à saúde, facilmente acrescentada às refeições do dia a dia de formas diferentes.

Vamos conhecer abaixo o que é a semolina, quais são os benefícios deste alimento e aprender algumas receitas para saber como usar no dia a dia.

O que é a semolina?

A semolina ou sêmola, é o nome dado a um subproduto do trigo que sobra após o processamento e a trituração da farinha a partir dos grãos mais duros. Ela possui textura mais granulada e mais grossa do que a farinha, fazendo parte dos grãos de trigo, milho ou arroz.

A semolina é bastante utilizada na culinária para a preparação de massas em geral, para melhorar a textura de caldos, sopas e molhos, podendo também ser enriquecida com ferro e ácido fólico.

Pesquisadores e especialistas consideram que a semolina é saudável e que pode trazer muitos benefícios à saúde. Ela pode auxiliar no controle do apetite, pois sua digestão é bastante lenta, e contém diversos nutrientes, como muitas vitaminas do complexo B, além de diversos minerais como o ferro, o zinco, o magnésio, o selênio, o potássio, entre muitos outros.

A seguir, alguns dos benefícios deste alimento e saiba o motivo pelo qual a semolina é saudável:

  1. Ajuda no controle de peso – A semolina é rica em nutrientes que ajudam a controlar o apetite, como as fibras, que promovem uma digestão mais lenta, além de contar com uma quantidade de baixa de calorias – aproximadamente 150 calorias para cada meia xícara de sêmola seca.

Este alimento também contém baixo teor de gordura. Por tudo isso, é uma ótima opção para quem deseja uma dieta mais saudável.

  1. Ajuda no ganho de massa muscular – A semolina é rica em proteínas, contendo 4 gramas de proteína por porção de 100g. Por isso, pode ajudar no ganho de massa muscular, promovendo o crescimento de músculos e estimulando o fortalecimento dos tecidos. Além disso, este alimento também tem baixos teores de gordura, diferentemente das fontes de proteínas de origem animal que são normalmente ricas em gorduras saturadas.

  2. Possui alto teor de vitaminas do complexo B – As vitaminas do complexo B são fundamentais para o adequado funcionamento do metabolismo. Entre as muitas vitaminas presentes na semolina estão a tiamina, que estimula a função do sistema nervoso e promove a melhoria das funções do cérebro, e o ácido fólico, que é fundamental na produção dos glóbulos vermelhos do sangue, além de ser importante durante a formação do feto na gestação.

Uma porção de semolina atende a, aproximadamente, 25% da necessidade diária de ácido fólico e a 28% da necessidade de tiamina do organismo.

  1. Fortalece o sistema imunológico – A semolina é rica no mineral selênio, que é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção das infecções, além de ser um nutriente com alto poder antioxidante, evitando a oxidação das membranas celulares e do DNA, prevenindo, assim, muitas doenças. Uma porção de semolina atende, aproximadamente, dois terços da necessidade diária de selênio recomendada.

Além disso, o selênio também possui alto poder antioxidante, ajudando a evitar a oxidação nociva das membranas celulares e do DNA que podem contribuir para o desenvolvimento de inúmeras doenças, incluindo as doenças cardíacas.

  1. Previne a anemia – A semolina é saudável também porque pode ajudar na prevenção de muitas doenças, entre elas a anemia. Este alimento é rico em ferro, um mineral que ajuda na melhoria da circulação, participando do processo de transporte de oxigênio feito pelos glóbulos vermelhos do organismo.

Cada porção de semolina contém 1,8 mg de ferro, atendendo, aproximadamente, a 10% das necessidades diárias de ferro para as mulheres e 23% das necessidades diárias deste mineral para os homens.

Como usar a semolina no dia a dia?

A semolina pode ser facilmente acrescentada a diversas receitas, tanto doces como salgadas, para que você possa aproveitar todos os benefícios deste alimento e conseguir melhorar sua saúde de forma fácil e gostosa. Veja, a seguir, algumas receitas com a semolina:

  1. Bolo de semolina

Ingredientes: Para a massa

1 1/2 xícara de açúcar ou adoçante culinário;

3 xícaras de semolina;

1 colher de sopa de fermento em pó;

100 g de margarina derretida;

2 xícaras de leite.

Para a calda

1 1/2 xícaras de açúcar;

2 xícaras de água;

1 colher de sopa de suco de limão;

côco ralado para polvilhar.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes da massa, despeje em uma forma retangular untada. Leve ao forno médio, preaquecido até assar e dourar. Misture os ingredientes da calda e despeje sobre o bolo perfurado com um garfo para penetrar. Polvilhe com coco ralado.

  1. Nhoque de semolina

Ingredientes: 

250 g de semolina;

1 litro de leite;

100 g de parmesão;

100 g de manteiga;

2 unidades de gema de ovo;

sal a gosto; noz-moscada a gosto; molho de tomate refogado.

Modo de preparo: Em uma panela em fogo brando junte o leite, a manteiga e as gemas. Misture devagar até ferver. Adicione aos poucos a semolina e o queijo parmesão, sempre mexendo até desprender da panela. Corrija o sal e tempere com um pouco de noz-moscada. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em superfície lisa e corte os nhoques. Sirva com o molho da sua preferência.

Conclusão 

A semolina, também conhecida como sêmola, é o nome dado a um subproduto do trigo que sobra após o processamento e a trituração da farinha a partir dos grãos mais duros. Muitos pesquisadores e especialistas consideram que a semolina é saudável e que pode trazer muitos benefícios à saúde, entre eles auxiliar no controle do apetite e na redução de peso, além de conter diversos nutrientes, como muitas vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, o zinco, o magnésio, o selênio, o potássio, entre muitos outros.

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui