Projeto da “Creche Central”, cujas obras iniciaram esta semana (Foto: AscomRS)

Começaram as obras de construção da maior unidade de ensino infantil de Santa Catarina. A chamada “Creche Central” será em Rio do Sul, na rua 7 de Setembro, no Centro, com capacidade para 365 crianças. A obra com quatro pavimentos incluindo subsolo e estacionamento, 2.896,36 metros quadrados de área construída e novidades na captação da água da chuva e energia solar promete ampliar e organizar ainda mais o trabalho da prefeitura e da Secretaria de Educação de Rio do Sul na ampliação do número de vagas do ensino infantil da cidade.

A empreiteira responsável pela obra é a Salver Construtora, que propôs preço de R$ 3.333.333,33. O recurso para construção é todo da Secretaria de Educação, através de gestão e economia nos últimos anos. O prazo para entrega da obra é de 12 meses.

Para o prefeito José Thomé, a Creche Central foi muito planejada de acordo com a necessidade de ampliação de oferta de vagas no centro da cidade, local onde há maior concentração populacional e também de trabalhadores do comércio e de serviços. “Buscamos facilitar a vida das famílias que trabalham na região central e que não podem deixar os filhos em unidades mais distantes. E como um plano arrojado, a mobilidade no local não será prejudicada”.

Espaços geram economia e uso responsável da energia elétrica

A construção terá 15 salas, sendo cinco para berçário, cinco de maternal e mais cinco para jardim infância. Cada uma das salas terá banheiros, assim como todo o espaço convencional de uma unidade de ensino como recepção, sala de direção e professores, refeitório, cozinha, depósito, lavanderia, espaço ao ar livre, solário, terraço com brinquedoteca e banheiros de uso comum, além de elevador.

A captação da água da chuva permitirá o armazenamento de até 15 mil litros, podendo ser utilizada em sanitários. E a grande novidade é o uso de equipamentos de geração de energia solar, que tornará a unidade autossuficiente. O estacionamento terá 25 vagas no subsolo, mais 25 na área externa, 17 vagas para motos e área para carga e descarga. O acesso de veículos será por uma entrada exclusiva, passando pela Rua São João, e saindo pela 7 de Setembro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui