Confira dicas simples para aliviar dor de cabeça (Foto: Reprodução IG)

É difícil encontrar alguém que nunca sofreu com dores de cabeça. Problema comum e de diferentes causas, a doença atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC). Algumas práticas simples, porém, podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta a dor. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #1: fuja de lugares cheios!

De acordo com o médico neurocirurgião Oswaldo de Oliveira, diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, uma curiosidade que poucos sabem sobre a dor de cabeça é o fato de que o gás carbônico – comum em lugares onde há muitas pessoas respirando – pode causar ou agravar a dor. Assim, caso você precise aliviar o sintoma, prefira lugares vazios ou abertos.

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #2: prefira o calor

O frio também pode ser o vilão das dores de cabeça. Para Oswaldo de Oliveira, manter-se aquecido pode ser fundamental para o bem-estar nesses casos. A dica também vale para os banhos: prefira os quentes, sempre evitando a possibilidade de choque térmico. “Mais importante que o banho quente é o ambiente antes e depois de entrar no chuveiro. O paciente deve evitar sentir frio após o banho com cuidados com o ambiente e evitando molhar o cabelo, por exemplo”, diz. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #3: evite alimentos salgados demais 

Por interferir na pressão arterial, a comida muito salgada pode ser um agravante para as dores de cabeça. Prefira alimentos de sabor mais suave, principalmente durante as crises de cefaleia. “Vale lembrar que bebidas com muito sódio, como os refrigerantes, também significam muito sal”, alerta o médico.

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #4: pressione o ponto entre o dedão e o indicador

Poucos sabem, mas existe um ponto de acupuntura que pode ajudar a aliviar vários tipos de dor, entre eles, a de cabeça. Ele se chama IG4 e está localizado entre o indicador e o polegar. De acordo com a naturóloga Mariane Vitte, do W Spa, o ideal é pressionar o ponto com movimentos circulares por alguns minutos. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #5: lavanda no travesseiro para relaxar 

Quando a dor de cabeça vem no final do dia, causada pela correria e pelo estresse, o segredo é relaxar. Para isso, a naturóloga indica o óleo essencial de lavanda. “Pingar quatro gotinhas no travesseiro antes de dormir pode ajudar no relaxamento, trazendo um sono mais profundo e reparador”, diz.

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #6: chás sempre ajudam 

Se existe uma dica que nunca pode faltar quando o assunto são receitas naturais: chá. Com eficácia comprovada ao longo dos séculos, as ervas trazem ativos contra vários sintomas, entre eles a cefaleia. Nesse caso, a dica é investir na camomila, que apresenta propriedades relaxantes e analgésicas, ou no hortelã, que ainda é antiinflamatório! 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #7: exercícios respiratórios

Para tranquilizar a mente e relaxar o corpo, respirar pode ser a solução. Para isso, a naturóloga orienta o exercício: “Deitado na cama, antes de dormir, coloque as mãos sobre a barriga, inspire lentamente empurrando a mão para cima e expire contraindo o abdome”. Esse exercício torna a respiração mais profunda, reduz a ansiedade e melhora a oxigenação do nosso cérebro. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #8: anote!

Caso a dor de cabeça seja recorrente – o que caracteriza um problema crônico – uma orientação importante é anotar a forma como ela aparece para, mais tarde, tentar identificar a causa. Como afirma Marcus Ferreira, autor do livro “O que é acupuntura?”, a observação dos gatilhos é a única forma de que chegar a um tratamento definitivo da dor de cabeça.

“Tem gente que tem dor causada por queijo, tem gente que sente dor após comer chocolate. A forma mais simples de você interromper um processo de dor dessa natureza é tomar distância do gatilho”, diz. 

Quando devemos procurar um médico? 

Apesar de muito comum, é importante estar atento para quando a dor de cabeça sai da normalidade. Por ser um sintoma de diferentes causas, o incômodo pode ser o sinal de uma doença mais séria. Para saber o momento de ir ao médico, é fundamental observar: 

Recorrência – Se o paciente apresenta 15 ou mais episódios por mês, é um sinal de que o problema pode ser crônico. Nesse caso, é fundamental buscar um profissional que possa auxiliar no melhor tratamento. 

Anormalidade – Oswaldo de Oliveira alerta que, caso a dor de cabeça apareça de alguma maneira pouco familiar, o sintoma merece atenção. “A diferença pode estar no local, na intensidade ou no gatilho que causou a dor de cabeça. Se ela soa estranha ao paciente, é importante descobrir a causa”, diz.

Causa – Quando a dor forte surge de maneira súbita ou após uma pancada na cabeça, é importante ir ao médico com urgência, antes mesmo de tentar aliviar a dor de cabeça. Nesse caso, o sintoma pode ser sinal de rompimento de vasos ou hemorragia. 

Sintomas relacionados – Quando a dor vem acompanhada de outros sintomas como vertigem, febre, formigamento ou dificuldade de movimentar os membros e visão escurecida, pode ser o indicativo de doenças graves. 

Fonte: Saúde – iG 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui