Mapa com as alterações no trânsito de Ibirama (Imagem: ACPMI)

Após reunião realizada na segunda-feira 2, na Câmara Municipal de Ibirama, com representantes da sociedade civil organizada, de órgãos de segurança pública e do Conselho Municipal de Trânsito, ficou definido que o novo sistema de circulação viária na área central de Ibirama entra em vigor no dia 15 de setembro, domingo, às 9h. A decisão foi tomada em conjunto, considerando que as mudanças devem impactar todo o sistema viário do município.

Também foi definida a data de inauguração da nova Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, que ocorrerá no dia 14 de setembro, sábado, às 11h, na Rua Leopoldo Monich, Centro, com a confirmação da presença do Ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, a discussão foi importante para minimizar o impacto das mudanças na vida dos cidadãos. “O início do novo sistema de circulação viária na área central estava condicionado a conclusão da ponte. Optamos pelas mudanças no domingo, pois é um período com menor movimento de veículos e pedestres na área central. Durante toda a noite de sábado teremos uma equipe de trabalho fazendo as alterações pertinentes na sinalização e durante o domingo teremos servidores nas ruas fazendo toda a orientação necessária”, frisou.

O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama, Capitão PM Nilvo Pfleger, afirmou que o efetivo de policiais estará nas ruas para orientar a população sobre as mudanças. “As pessoas podem ficar tranquilas que nenhuma notificação será aplicada, devido ao período de adaptação. Mas, é importante que motoristas e pedestres redobrem a atenção neste dia”, comentou.

O prefeito destacou as medidas que serão adotadas para informar a população. “Até a próxima sexta-feira 6, serão entregues livretos de orientação em toda a rede de educação de Ibirama, pois é a forma mais eficiente deste material chegar até os pais. Neste mesmo dia também teremos um vídeo de orientação e outras informações pertinentes sendo divulgadas nos mais variados canais de comunicação”, afirmou.

Principais mudanças

– Mão única na rua Tiradentes em direção à Rua Marques do Herval, Rua 15 de Novembro e rotatória para retorno pela Rua 3 de Maio, formando o sistema binário de trânsito no sentido anti-horário. Acesso à Rua 3 de Maio pela Rua Ibá G. dos Reis, que é mão única.

– Mão única na Rua 3 de Maio e Anita Garibaldi em direção à Rua 25 de Julho e rotatória de retorno para rua Tiradentes, formando o sistema binário de trânsito no sentido anti-horário.

– Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini em mão única no sentido bairros/Centro.

– Ponte Irineu Bornhausen em mão única no sentido Centro/bairros.

– Semáforo para o controle do tráfego de veículos e passagem de pedestres na intersecção entre as ruas Leopoldo Monich e Tiradentes.

– Rotatória na Praça da Bandeira, seguindo pelas ruas Nereu Ramos, Travessa Emilio Ebersbacher e Joinville, para as ruas Dr. Getúlio Vargas, Duque de Caxias e 11 de Março.

– No sentido Taquaras/Centro, o motorista deve usar a rotatória nas ruas Nereu Ramos, Travessa Emílio Ebersbacher e rua Joinville, podendo virar à direita, em direção ao Bairro Bela Vista, ou retornar para a rua 11 de Março.

– No sentido Rua Blumenau/Centro, o motorista deve passar pelas ruas 11 de Março, Dr. Getúlio Vargas, usar a rotatória das ruas Nereu Ramos, Travessa Emilio Ebersbacher e Joinville, podendo virar à direita, em direção a ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini (Centro) e Bairro Bela Vista, ou retornar para a Rua 11 de Março.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui