Toque do sino reúne 20 pessoas da oncologia do Regional de Rio do Sul

A fase significa que a quimioterapia terminou, mas não o fim do tratamento

0
327
Maria Terezinha fez 16 sessões na unidade de oncologia (Foto: Assessoria Fusavi)

O final da quimioterapia terminou para 20 pessoas que residem no Alto Vale do Itajaí, nesta quinta-feira (22), quando elas bateram o sino na unidade de oncologia do Hospital Regional de Rio do Sul. A ação de humanização é realizada desde setembro do ano passado, quando o setor que atende em média 300 pessoas mensais, foi implantada. Até então os pacientes precisavam se deslocar a Lages, Blumenau ou Florianópolis, em busca do tratamento contra o câncer dos mais variados tipos.

De acordo com a coordenadora da unidade, Ágata Valmorbida, apesar do encerramento de uma fase não significa que o tratamento terminou. “Acreditamos que o ressoar do sino irá proporcionar otimismo, alívio e felicidade para essas 20 pessoas”. Ágata ressaltou que ninguém melhor do que uma pessoa que enfrenta um câncer sabe disso. Por essa razão os familiares também participaram do toque do sino.

O motorista Nardi Bechpold, que reside em Atalanta, descobriu o câncer no dia 6 de dezembro no ano passado. Depois de seis sessões de quimio em Rio do Sul houve a necessidade de radioterapia, com o consequente deslocamento para Lages. “Tinha dia que saia de casa de madrugada e só retornava por volta das 20h, enquanto aqui não demorava mais do que uma hora e meia”, recorda. “A unidade de oncologia no Hospital Regional é algo que só quem fica doente sabe da importância”, observou Nardi.

O câncer de mama surpreendeu Maria Terezinha Bento, que mora em Presidente Getúlio. “Imediatamente me mandaram para Rio do Sul e diante da gravidade tive que retirar um seio”, lembrou.  Foram 16 sessões até finalizar essa fase. Terezinha disse que está consciente da necessidade de continuar fazendo o acompanhamento. Além do filho ela tocou o sino em companhia de integrantes da Rede Feminina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui