Núcleo de Práticas de Saúde será inaugurado dia 14 de agosto, com a presença do governador Moisés (Foto: Divulgação/Unidavi)

Está confirmada a presença do governador Carlos Moisés da Silva na inauguração do Núcleo de Práticas da Saúde, na quarta-feira 14, às 10h, no Campus da Unidavi, em Rio do Sul. O espaço abriga os laboratórios dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. “Foi uma obra magnífica, diríamos que o trabalho realizado em grupo foi finalizado com sucesso. Aguardada por muitos, nossa equipe tornou o Núcleo de Práticas da Saúde uma realidade. Tudo o que projetamos e realizamos, partiu de um longo e importante estudo, feito em conjunto com os mais capacitados profissionais da saúde”, afirmou o Reitor, Prof. Célio Simão Martignago. São 6.740,36m2 de construção, com quatro pavimentos e projeção para oito, caso necessário.

Um pouco da história

Em 2014, representantes da Unidavi iniciaram os trabalhos para a implantação do Curso de

Medicina, em Rio do Sul e, em julho de 2016, através da Resolução 01/2015, o Conselho Estadual de Educação aprovou o pedido. Assim, começaram os trabalhos envolvendo as estruturas física e pedagógica. Na primeira semana de fevereiro de 2017, foi dado início à construção do Núcleo de Práticas da Saúde.

O espaço é exclusivo para atividades acadêmicas, sem atendimento ao público, com exceção da academia de Educação Física, usada por alunos, professores e funcionários.

Os espaços

1º piso – toda a construção foi pensada para proteger os equipamentos de possíveis enchentes. Assim, o 1º piso foi dedicado à área de convivência, toda preparada com acessibilidade. Em breve haverá praça de alimentação. Além disso, os acessos por escada, elevador e rampas também garantem o respeito a todos os usuários. Está localizado no 1º piso as cisternas que garantem o aproveitamento das águas da chuva, numa obra com o selo de sustentabilidade.

2º pavimento – está distribuído em 11 salas de aula com uma acústica diferenciada e com equipamentos para receber alta tecnologia de informação e comunicação. Também abriga a academia da Unidavi.

3º pavimento – é onde está localizada parte da estrutura laboratorial. Também as salas de esterilização, os laboratórios de Microscopia 1 e 2 e o Morfofuncional 1 e 2. Laboratório de Anatomia, Fisiologia e Biofísica, além dos de Bioquímica e Farmacologia.

4º pavimento – local da administração, sala dos professores e sala de reunião com tecnologia para webconferência que, inclusive, faz a união dos processos com o Hospital Regional Alto Vale e demais instituições de saúde da Região e do mundo. Ainda, ambiente de visita domiciliar e leitos de enfermarias, tudo em caráter de simulação de atendimento, desde a baixa, até a alta complexidade. É também no 4º piso que os alunos de Medicina realizam as simulações de procedimentos cirúrgicos.

Serviço

O que: Inauguração do Núcleo de Práticas da Saúde

Quem: Presença do Governador do Estado – Carlos Moisés da Silva

Quando: 14 de agosto, 10 horas

Onde: Unidavi, Campus Rio do Sul

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui