Fórum de Cidades Digitais em Indaial reúne mais de 20 municípios

Além de trazer soluções tecnológicas para as prefeituras do Médio Vale do Itajaí e região, evento reconhece nove Projetos Inovadores catarinenses

0
5815
Durante o Fórum de Cidades Digitais foram reconhecidos os Projetos Inovadores da região (Foto: Divulgação)

Prefeitos e gestores de mais de 20 municípios participaram na quinta-feira 18, em Indaial, na Associação Empresarial (ACIDI), do III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Indaial. Diversas ferramentas tecnológicas foram apresentadas, ao longo do dia, por municípios e empresas, que trouxeram exemplos de como o investimento no conceito das cidades inteligentes tem melhorado a administração pública.

 O prefeito de Indaial, André Moser, destacou a importância da informatização para facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. “A nossa sala do empreendedor é totalmente informatizada e foi a que mais fez atendimentos em Santa Catarina (em 2018), fazendo com que na nossa cidade uma empresa seja aberta no prazo máximo de cinco dias”, exemplificou. “A tecnologia, além de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público, reduz custos, diminui o tempo de espera e torna o serviço público mais efetivo”, disse o prefeito.

 Para o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, os municípios podem iniciar o processo de transformação digital incentivando os departamentos na escolha de um projeto piloto. “Começar, principalmente, por aquilo que gere um impacto maior”, observou ele sobre a resolução de problemas que atingem diretamente a vida da população. Localizada no Alto Vale do Itajaí e com cerca de 70 mil habitantes, Rio do Sul é destaque no uso de tecnologia. Na área da defesa civil, um portal criado auxilia os moradores a enfrentar o problema das enchentes. Segundo Thomé, houve redução no volume de perda econômica no município de 18%, comparado aos anos anteriores.

 A implantação do IPTU digital é outro desafio, lembra o prefeito. “Decidimos cortar 100% o IPTU impresso. Em 2019, ninguém recebeu carnê em casa. Mais de 38 mil carnês digitais foram emitidos com uma ampla plataforma de comunicação. É menos papel e degradação ambiental”, avaliou o prefeito, informando ainda que a novidade contribuiu com a elevação da receita, onde 83% dos contribuintes optaram pelo pagamento em cota única, um acréscimo de 14% em relação ao valor arrecadado no ano passado.

Projetos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais, nesta quinta, também foram reconhecidos os Projetos Inovadores da região, por iniciativas tecnológicas desenvolvidas nas localidades. (Confira a relação abaixo). A articuladora da Rede Cidade Digital, Jeniffer Jesus Amaral, ressaltou que o objetivo é valorizar as iniciativas tecnológicas que impactam positivamente na gestão pública. “São ações que facilitam a vida dos moradores e melhoram a eficiência da gestão”.

Um dos municípios homenageados foi Brusque, que começou a levar para as escolas do ensino fundamental a prática da robótica. “O que temos falado a nível de governo é que muitas vezes nós temos um aluno digital e uma escola analógica. Então, nós temos que levar para o nosso ensino fundamental, de primeiro ao nono ano, a condição dele mexer nos equipamentos da área de informática. Com a robótica, nós podemos fazer com que o estudante busque mais a matemática e as áreas que possam ser atrativas ao conhecimento”, afirmou o prefeito em exercício, Ari Vequi.

 O prefeito também falou sobre a construção do Centro de Inovação em Brusque, que poderá impulsionar a economia regional, e o protagonismo do município, escolhido para sediar a próxima edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em 2020. O encontro é o principal do gênero no Estado direcionado para fomentar o investimento em tecnologia, principalmente, nas pequenas e médias localidades. “A cidade está avançando nesse setor, a área empresarial da mesma forma com grandes empresas de TI. Acredito que estamos no caminho certo e esperamos que nesse próximo Congresso a gente possa mostrar um pouco da nossa realidade à comunidade catarinense”, ressaltou o prefeito de Brusque.

 Projetos Inovadores – Médio Vale do Itajaí 2019

Balneário Camboriú – Plataforma digital nas escolas

Blumenau – Tecnologias no transporte coletivo urbano

Bombinhas – Novo Portal de Turismo

Indaial – Processo Digital de Compras

Rio do Sul – Rio do Sul Digital

Brusque – Oficina de Introdução à Robótica Educativa

Rio Negrinho – Governança Digital

Rio do Campo – Conversa com o Prefeito

Ibirama – Ouvidoria Online

 O III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí teve o patrocínio ouro da 1DOC e prata da IPM Sistemas, SINNC Soluções e IDS; patrocínio bronze do Grupo Essencial Comércio; apoio estratégico do Compras BR e Tecnoraster; além do apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública e do Portal Cidade no Ar. O Vestena Hotel Indaial e os restaurantes Brasileiríssimo e Ataliba Indaial também foram parceiros da iniciativa.    

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui