Não precisa ter medo! 7 dicas para cozinhar em segurança com a panela de pressão

A panela de pressão pode explodir? Sim, mas seguindo essas dicas esse risco é quase nulo. Anote e transforme esse item em seu aliado na cozinha

0
255
Não precisa ter medo da panela de pressão. O chef Mathias Marcondes traz algumas dicas para lidar com esse utensílio (Foto: Reprodução IG)

A panela de pressão é um dos itens mais controversos e intimidadores da cozinha. Muita gente costuma ter medo de utilizá-la, e há ainda quem não consiga sequer ficar no cômodo enquanto o utensílio está cozinhando algum alimento.

Entretanto, segundo o personal chef Mathias Marcondes, não é necessário temer a panela de pressão: “Basta saber os cuidados necessários tanto de manutenção da panela como do preparo dos alimentos”, afirma. O chef ainda completa: “Caso siga as normas, o risco de acidentes é mínimo, não tem que ter medo algum”.

Com isso em mente, o chef traz à tona sete dicas para a utilização do item em questão para que o cozimento seja feito em segurança, sem medo e sem preocupações.

7 dicas para usar a panela de pressão sem riscos

  1. Quantidade correta de líquidos – A primeira dica de Marcondes para a utilização dessa panela seja feita com toda a segurança e para que alcance o efeito desejado ao alimento é “nunca encher mais de 2/3 da panela com os líquidos, nem colocar alimentos secos”.

 

  1. Válvulas sempre limpas – “Também é importante verificar se as válvulas não estão entupidas, pois se estiverem, a pressão não terá por onde escapar, gerando um possível acidente”.

 

  1. Tampa em ordem – Outra dica que o personal chef lista que o cozimento com essa panela seja feito em segurança é “checar que a tampa não esteja deformada por batidas”.

 

  1. Atenção à pressão – “Caso esteja cozinhando e notar que a pressão parou de escapar pela válvula, desligue o fogo imediatamente e se afaste enquanto a panela esfria”, afirma o chef.

 

  1. Não force a tampa – Mathias Marcondes alerta: “A panela não abre enquanto não tiver liberado a pressão, então basta esperar ela esfriar e nunca tentar forçar a tampa”. Além disso, o chef complementa: “Caso esteja com pressa, basta colocar a panela embaixo de uma pia com água corrente por alguns minutos que o processo se torna mais rápido”.

 

  1. Cuidado com o excesso de pressão – Segundo o chef, “alimentos que soltam muita espuma podem entupir a válvula e devem ser evitados, pois aumentam a chance de se obter excesso de pressão e acidentes relacionados a isso, alguns exemplos são: aveia, ervilha seca e cevada”.

 

  1. A panela de pressão pode mesmo explodir? – Para finalizar, o personal chef fala sobre o risco da panela de pressão explodir, que é a principal razão por trás de tanto medo desse utensílio culinário. “Existe esse risco sim, mas se a manutenção preventiva e os cuidados de uso dela forem observados, consegue-se minimizar esse risco e torná-lo praticamente inexistente”, conclui Marcondes. Fonte: Receitas – iG

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui