Pagamento em cota única de IPTU chega a 93% em Rio do Sul

Boleto pela internet teve boa adesão por parte dos contribuintes em seu primeiro ano de funcionamento

0
269
A prefeitura já recebeu R$ 19.262.172,66 de pagamentos de IPTU 2019 (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Rio do Sul encerrou o atendimento da central de IPTU no salão da igreja Divino Espírito Santo, no Bairro Canoas. Foram em torno de dois meses de serviços naquele local, devido à demanda no período de emissão dos boletos do imposto neste primeiro trimestre na cidade. A nova modalidade de cobrança, somente por meio de guia digital, também motivou a abertura da central de atendimento para tirar dúvida dos contribuintes.

O secretário de Administração e Fazenda (SEDAF), Alexandre Pereira, considera um sucesso o primeiro ano da experiência com o novo formato da guia de IPTU. Sem mais entrega do carnê pelo correio, há uma significativa redução de gastos de papel. Sem contar que o contribuinte teve uma redução do preço público cobrado, já que este cobre despesas como gráfica e entrega por parte do correio.

Dos 34.702 carnês disponíveis pelo sistema, 31.350 foram emitidos. Isso significa que em torno de 9,5% dos usuários não chegaram a acessar o boleto, impossibilitando o pagamento. A SEDAF faz um alerta para que o contribuinte não esqueça de procurar o carnê no sistema disponível no site da prefeitura (www.riodosul.sc.gov.br). O não pagamento de imposto pode gerar juros e posterior cobrança através de inclusão em dívida ativa e cobrança judicial.

Das pessoas que acessaram e imprimiram seus boletos, 93,72% fizeram o pagamento em cota única, aproveitando descontos oferecidos nesta modalidade. O restante optou pelo pagamento parcelado, que pode ser em até seis vezes. Até esta segunda-feira 13, a prefeitura recebeu R$ 19.262.172,66 de pagamentos de IPTU 2019.

“A mudança no modo de entrega do carnê foi muito bem executada. Foi bem fácil para o contribuinte emitir o boleto, graças a um esforço de nossa equipe para dar praticidade ao processo. Toda mudança neste sentido gera um impacto, mas no geral foi muito positivo”, explica o secretário Alexandre.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui