Agricultura realiza curso de conservação de solo em Rio do Sul

Cerca de 20 participantes puderam aprimorar formas de cultivo e uso de solo de forma sustentável

0
1453
Curso de conservação de solo contou com 20 participantes (Foto: arq. Semob)

A Diretoria Executiva de Agricultura de Rio do Sul realizou, nos dias 1º e 2 de abril, a terceira etapa de cursos sobre Agricultura Urbana. Foram 16 horas de cursos, cujo módulo versou sobre conservação de solo. Da capacitação, voltada aos produtores e pessoas interessadas em agricultura urbana, participaram cerca de 20 alunos. Na manhã do dia 2 de abril houve a etapa prática, realizada numa propriedade rural da Valada Itoupava.

Os outros dois cursos foram feitos nos últimos dois meses: Cultivo Orgânico (Olericultura), em fevereiro, e Controle Agroecológico de Pragas Doenças, ocorrido em março. O encerramento do ciclo foi com a turma de Conservação do Solo. “Os participantes aprenderam como manter qualidade e uso responsável do solo e a forma adequada de repor nutrientes para manter produtividade. Ou seja, o foco é produzir em conformidade com boas práticas agrícolas, como conservar o solo, usar o adubo adequado, realizar rotação de culturas [plantar espécies diferentes num mesmo local e nas mesmas estações do ano, com alternância de família de plantas], fornecer nutrientes e aumentar quantidade de matéria orgânica no solo sem que o terreno fique esgotado”, explica a agrônoma Vandreia Teixeira.

“Esta é a primeira turma para este ciclo de três treinamentos que envolve a sequência de capacitação de plantio, conservação e manutenção de solo. Estamos estudando a viabilidade de dar continuidade aos temas. A proposta seguinte será entrarmos em fase de aprimoramento. Agora os cursos foram de cunho básico e no futuro pretendemos formar turmas de conhecimento avançado”, enfatiza o prefeito, José Thomé. A iniciativa contou com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que fornece instrutor e da Obra Kolping, que cedeu o espaço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui