Vereadores rio-sulense homenageiam bombeiros que atuaram em Brumadinho

Solenidade acontecerá na segunda-feira 18, às 18h, no começo da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Rio do Sul

0
856
Vereadores homenageiam os bombeiros ten. Rubens e cabo Giovane, pelo trabalho em Brumadinho

Por meio do requerimento 2/2019, de autoria de Zeli da Silva e Sargento James, na próxima segunda-feira, dia 18 de março, às 18h, haverá sessão ordinária com momento solene. Na ocasião haverá homenagem ao 1º tenente Rubens Babel e ao cabo Giovane José Giacomini, da 3ª companhia do 5º batalhão de bombeiro militar de Rio do Sul, pelo trabalho de apoio à população de Brumadinho, decorrente da tragédia de deslizamento da barragem da mineradora Vale S.A.

Uma barragem pertencente à mineradora Vale rompeu-se no município de Brumadinho-MG, no dia 25 de janeiro de 2019, desencadeando uma onda de lama que destruiu casas, vegetações e matou várias pessoas e animais. Já na segunda-feira seguinte, 28 de janeiro, a primeira de quatro equipes de bombeiros militares de Santa Catarina foi auxiliar na busca de corpos no local. Entre eles, 1º tenente Rubens Babel e o cabo Giovane José Giacomini, da 3ª companhia do 5º batalhão de bombeiro militar de Rio do Sul. Ambos estiveram na terceira equipe, numa etapa que contou com cães e retroescavadeiras e que encontraram não apenas cadáveres inteiros como fragmentos de corpos, num esforço de resgate das vítimas do desastre.

Os profissionais que serão homenageados foram a campo efetivamente, ou seja, trabalharam no meio da lama, com todos os riscos envolvidos. Eles precisavam ter cuidado especial para não afundar na lama, tomaram medicamentos para evitar contaminação e ainda havia o risco dos raios – como os dejetos industriais eram ricos em ferro, atraíam a eletricidade durante as chuvas constantes no final de cada tarde. O 1º tenente Rubens Babel ainda relatou que era “pesado quando se conversava com os moradores, com a comunidade”, pessoas que perderam família, casa, tudo. Aos riscos físicos se somava o esforço em manter a saúde mental no que o oficial elencou como o maior desastre que já vivenciou e trabalhou.

Os bombeiros de Santa Catarina foram de grande valia em Brumadinho, uma vez que nosso Estado tem forte preparo em desastres e em buscas usando cães treinados, e é referência no trabalho em áreas deslizáveis. Rubens e Giovane foram escolhidos, entre outros critérios, por serem capacitados em deslizamento e, no caso de Giovane, também na técnica de usar cães para rastrear corpos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui