Unifique investe R$ 20 milhões e lança primeiro data center comercial certificado de Santa Catarina

Data center está em processo de certificação Tier III, que exige disponibilidade do serviço de 99,98%, ou seja, interrupção por no máximo uma hora e seis minutos ao ano

0
5873
Data center está em processo de certificação Tier III - Foto: Unifique

A Unifique, maior operadora de telecom 100% catarinense, lança em fevereiro o primeiro data center comercial com certificação Tier III de Santa Catarina, garantindo níveis rigorosos de continuidade e confiabilidade do serviço. Foram investidos R$ 20 milhões em infraestrutura que conta com 120 racks e capacidade inicial de 400 Gbits de trânsito com internet, usina de geração e subestação de energia própria. O data center está instalado na nova sede da Unifique, inaugurada em dezembro em Timbó, na região do Vale do Itajaí.

“Apostamos muito no crescimento do mercado terceirizado de infraestrutura de TI. Pesquisa da Gartner, uma das maiores consultorias mundiais de tecnologia, mostra que mais de 70% das companhias brasileiras pretendem migrar seus data centers para empresas especializadas até 2025. Hoje, apenas 10% terceirizam o serviço”, afirma Fabiano Busnardo, presidente e fundador da Unifique.

O público-alvo do serviço de data center da telecom são as empresas de Santa Catarina e o foco são as mil maiores. Hoje, a Unifique já fornece internet à metade das 100 principais companhias do Estado. A empresa atua há 21 anos em Santa Catarina como provedora de internet banda larga, serviço disponibilizado para empresas e residências em 50% das cidades catarinenses. A telecom também vende TV por assinatura e telefonia digital e atende um total de 150 mil clientes.

O data center da Unifique será o primeiro comercial com certificação Tier III em Santa Catarina. Tiers é a linguagem global do desempenho da performance de um data center, elaborada pelo Uptime Institute. A Tier III exige uma disponibilidade de 99.98% dos serviços do data center, o que na prática quer dizer que os servidores podem ficar indisponíveis no máximo por uma hora e seis minutos a cada 365 dias. “Cada vez mais negócios precisam garantir a disponibilidade dos dados. Inclusive, empresas de alguns segmentos como bancos e cooperativas de crédito exigem a certificação”, afirma Busnardo.

Segundo o empresário, a principal motivação dos gestores de TI para fazer a migração para data centers terceirizados é justamente maior segurança dos dados, além de menores custos com infraestrutura. Um data center terceirizado garante a operação 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias ao ano, ou seja, sem interrupção, independente de quedas de energia ou outro sinistro. O operador do serviço também fica responsável por todos os investimentos em atualização de softwares e hardwares, um custo significativo para garantir que os equipamentos não fiquem obsoletos.   

Tradição – a Unifique foi fundada em 1997 por Fabiano Busnardo como um provedor local de internet na cidade de Timbó. Na época, o empresário ainda cursava Administração na Universidade Regional de Blumenau, e montou o negócio a partir de um único computador. Chamada de Timbó Provedor de Acesso (TPA), a empresa limitava o serviço à internet discada. Em 2000, passou a incluir conexão via rádio e, em 2006, fibra óptica.

Os 30 quilômetros de rede do início da empresa evoluíram para atuais 8.500 quilômetros em 116 municípios catarinenses, além de Rio Negro e São Mateus do Sul, no Paraná. A meta é alcançar 250 cidades em cinco anos, com prioridade para Santa Catarina. “A estratégia é ser a maior força em SC e depois partir para outros estados”, afirma Jair Francisco, diretor comercial da empresa. Nos últimos anos, a Unifique apresentou crescimento médio de 40% ao ano. Em 2018, a telecom cresceu 30%. A expectativa para 2019 é repetir o crescimento.

A empresa reinveste 95% do seu lucro. Para crescer rapidamente, aposta em aquisições. “É uma jornada difícil, requer aculturamento dos funcionários. Em geral, o processo leva em torno de 12 meses”, afirma Busnardo. A estratégia é adquirir infraestrutura de uma maneira rápida e explorá-la ao máximo com uma gama diversificada de serviços.

Um dos diferenciais da empresa é a proximidade no atendimento. A telecom mantém 46 unidades de negócios, das quais 26 lojas próprias. As demais são lojas franquias e revendas parceiras. O Suporte é feito 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias ao ano. Segundo Busnardo, o resultado dessa estratégia se reflete nas vendas – 80% é decorrente da recomendação de atuais clientes.

Em dezembro passado, a Unifique inaugurou em Timbó sua nova sede, um prédio de 4.995,94 metros quadrados que integrou todas as áreas da empresa, antes espalhadas em 10 diferentes espaços. Com o heliponto, que está em construção, serão mais de 5 mil metros quadrados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui