Óculos Escuros: Todo Mundo Deve Usar

Óculos escuros deveriam ser acessórios de uso obrigatório por lei. A radiação solar queima os olhos e causa neles problemas graves

0
694
Você sabia que a radiação solar queima os olhos e causa problemas graves nos olhos?

Sem usar óculos escuros, você corre o risco de desenvolver catarata e degeneração macular precoce, que provocam manchas de visão e dificuldade para distinguir formas e cores.

O dano ocular geralmente aparece em idade avançada, mas é cumulativo, ou seja, resulta da soma de todo o sol que se toma desde criança. Portanto, todo mundo deve ter óculos escuros como companheiros inseparáveis e usar mesmo em dias nublados, sem sol. E não apenas na praia, mas para correr, pedalar, dirigir e sempre que sair ao ar livre.

Mais óculos escuros, menos rugas

Outro bônus de usar sempre óculos escuros é evitar a formação de rugas precoces na testa e entre as sobrancelhas, causadas por franzir os músculos do rosto quando se está sob o sol.

Danos aos olhos

O estrago nos olhos ocorre pela ação dos raios ultravioleta (UVA e UVB), cuja incidência é alta durante o ano todo. A radiação não só atravessa as nuvens como sua intensidade pode ser maior do que o calor sentido na pele (em dias frios, mas ensolarados, por exemplo). Na praia, o perigo aumenta, porque a areia e a água do mar refletem e irradiam a luminosidade.

A exposição constante e exagerada ao sol pode causar nove doenças oculares: câncer de pele; câncer da conjuntiva (membrana transparente que protege o globo ocular); pinguécula (degeneração da conjuntiva); pterígio (fibrose da conjuntiva); ceratite (inflamação da córnea); catarata (opacificação do cristalino); degeneração do vítreo (que mantém a forma esférica do olho); retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central).

É para ter medo mesmo!

A importância do filtro UV e do selo nos óculos escuros

Óculos com filtro UV bloqueiam entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB que atingem os olhos. A proteção é feita por uma camada de agentes químicos aplicada na superfície da lente, tanto em óculos de sol quanto de grau. O risco de usar óculos escuros sem proteção UV é que, como as lentes cortam a luminosidade, as pupilas se dilatam e a radiação perigosa penetra fundo nos olhos. O estrago é maior do que se a pessoa estivesse sem óculos.

Não use modelos de procedência duvidosa ou vendidos por camelôs. O selinho colado na lente não significa nada, pois pode ser falso. Só a garantia de fábrica atesta a presença do filtro UV. Por isso, procure comprar óculos de marcas conhecidas, em óticas e lojas idôneas.

A cor da lente e o tipo de proteção

A escolha da cor depende do gosto pessoal e da função dos óculos. Lentes cinzas e marrons, as mais comuns, dão bastante conforto visual. Quem dirige muito ou já passou dos 60 anos pode optar por lentes verdes, que oferecem mais visão de contraste. Lentes amarelas são ideais para quem dirige à noite, porque reduzem o desconforto dos faróis opostos. Para quem pratica esportes aquáticos ou de neve, são ideais as lentes púrpuras ou vermelhas, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

Óculos de sol são obrigatórios em todas as idades

Todo mundo precisa usar óculos escuros: jovens, idosos, crianças – inclusive bebês! Os pais às vezes têm dois, três ou mais modelos óculos, mas acham normal que os filhos saiam de casa sem qualquer proteção ocular. É um tremendo erro, porque os efeitos nocivos do sol se acumulam nos olhos por toda a vida. Por isso, todo mundo deve ter bons óculos escuros, em qualquer idade.

Fonte: IG

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui