Seminário Municipal da Educação marca início do ano letivo em Rio do Sul

Evento ocorreu no Teatro Dom Bosco, ocasião em foram anunciadas novidades para os profissionais

0
561
Secretária da Educação Janara Mafra

A noite do dia 4 de fevereiro, no Teatro Dom Bosco, foi marcada por confraternização, novidades, reflexão e palestra. Esse foi o tom de abertura do Seminário Pedagógico do Ano Letivo 2019. Além do prefeito, José Eduardo, entre os participantes da mesa de honra estavam o vice-prefeito Paulo Cunha, a secretária da Educação Janara Mafra, o deputado estadual Milton Hobus e demais autoridades da Polícia Militar, Amavi e Conselho Municipal de Educação. O desfecho ficou por conta do palestrante e o professor universitário Daltro Monteiro.

Na ocasião, Janara avisou – em primeira mão – a organização do intercâmbio de professores da educação infantil com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Oportunidade que os servidores terão de participar de formação continuada e vivência de práticas pedagógicas. Outro benefício para a categoria é a integralização da ‘hora atividade’, que passa a acontecer a partir de março deste ano e que era aguardada pelos professores há 10 anos.

O prefeito José Eduardo destacou atividades que considera essenciais para alavancar o patamar da educação pública rio-sulense. “Sempre em meus discursos não deixo de reconhecer a importância de ações como Creche 12 Meses, modelo de Educação Empreendedora, aperfeiçoamento de gestores escolares, entre outras práticas. Estamos empenhados em construir a terceira escola modelo de educação integral, que será a reformulação de funcionamento do CE Roberto Machado. Iremos proporcionar diversas atividades no contraturno para possibilitar o fortalecimento e o desenvolvimento social da nossa comunidade”.

Valorização

O vice-prefeito Paulo Cunha defendeu que duas das principais bandeiras da atual gestão são Saúde e Educação. “Com este olhar construímos escolas, fortalecemos o relacionamento com os pais e demonstramos solidariedade com a categoria profissional dos professores. Esses são nossos trunfos”. O deputado estadual, Milton Hobus, destacou a importância da Educação para a formação de uma sociedade próspera: “Este é um ramo que desperta a ambição de crescer, é uma maneira de formar cidadãos”.

Houve a apresentação das principais melhorias desenvolvidas na atual gestão. A citar, entre as principais: – conclusão da primeira etapa do ‘Habite-se’, que é a autorização para funcionamento das unidades escolares,

– Novo telhado do CEI Augusto Bosco (Laranjeiras),

– quatro novas salas no CEI Cinderela (Boa Vista),

– ampliação no CEI Guilherme Butzke (Rainha),

– ampliação de sete novas salas no CEI Pinguinho de Gente (Taboão),

– nova quadra de esportes coberta no CE Willy Schleumer (Taboão),

– R$ 1 milhão em equipamentos e materiais pedagógicos oferecidos por meio do programa Fala Comunidade Educadora e seis novos laboratórios de informática.

Além de planos como: – futura implantação de contra turno no CE Roberto Machado (Progresso) e Construção de novo CEI no centro, ao lado do prédio do INSS.

Hoje, a rede pública de ensino conta com 6114 alunos instalados em 312 turmas. Janara Mafra assegura que este é o maior número já registrado. De 2017 a 2019 houve a inclusão de cerca de 500 novas vagas. Como já tradicional, nos eventos da pasta, o público foi recepcionado com apresentação musical de servidores da Fundação Cultural e de professores. Houve, ainda, apresentação musical e coreográfica feita por crianças do CEI Navegantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui