Fala Aí: “Qual o plano do futuro presidente para reduzir o desemprego?”

Pergunta do quadro "Fala Aí" da semana é respondida por diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio

0
129
Plano de governo de Bolsonaro não detalha como combater desemprego

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira 29, apontam que a taxa de desocupação chegou a 11,7% no último semestre, o que corresponde a 12,4 milhões de brasileiros sem trabalho. O levantamento aponta aumento de 4,8% na quantidade de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada, o que corresponde a 11,6 milhões de pessoas.

O Brasil de Fato foi às ruas e ouviu a dúvida de Giovanna Repeker, de 21 anos, que quer entender quais os planos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para reduzir o desemprego no Brasil.

Clemente Ganz Lúcio, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), responde: “Não há um plano apresentado à sociedade, de desenvolvimento econômico com geração de emprego. Nós não sabemos qual é o plano, porque esse plano não foi apresentado. Se ele existe, ainda não foi tornado público. O que nós sabemos é que a arquitetura econômica do projeto em curso favorece o mercado, o que significa que as empresas estarão estimuladas a ocupar cada vez mais os espaços da economia brasileira – não necessariamente ocupando os espaços para gerar mais empregos, mas para melhorar o retorno econômico das suas atividades.”

Emilly Dulce e Luciana Console – BdeF

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui