49% dos homens nunca fizeram exame preventivo do câncer de próstata

Pesquisa feita com população masculina acima dos 45 anos aponta desconhecimento e, ainda, preconceito com o exame de toque de retal

0
388
Campanha do Novembro Azul busca conscientizar os homens a respeito de doenças que possam afetá-los

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) apontou que 49% dos brasileiros com mais de 45 anos nunca fizeram o exame de toque retal que pode detectar o câncer de próstata. A doença é hoje a segunda maior causa de morte em pessoas do sexo masculino, depois do câncer de pulmão, e deve, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), registrar ainda neste ano mais de 68 mil novos casos.

Segundo o estudo, realizado com 2.400 homens, na maioria dos casos as pessoas justificaram que o médico nunca havia pedido o exame, que achavam pouco “másculo” e não gostavam ou que não tinham sintomas ou idade para realizar. Para o médico Pedro Jans, a resistência ao exame mostra preconceito e medo, e impede um tratamento eficaz.

“É só um exame comum que a gente deve fazer e com certeza a prevenção vai acarretar em um diagnóstico muito antes e com um tratamento bem melhor para o paciente. Às vezes é só acompanhamento, nem precisa de um tratamento tão agressivo”, explica Jans à repórter Nathália Carvalho, da TV Poços.

RBA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui