Alunos do Ella Kurth são destaque em Feira Ambiental

Escola de Rio do Sul representa região com projeto de plantio de ervas medicinais

0
623
A 'Farmácia Viva' é uma forma de incentivo ao plantio e cultivo coletivos de ervas medicinais

O trabalho coletivo ‘Farmácia Viva – Reduzindo infrequência escolar’ obteve êxito na X Mostra Científica Sul Brasileira Verde é Vida, durante a 19ª Expoagro Afubra. A boa repercussão rendeu a condição para que a escola represente Rio do Sul em março de 2019, na nova etapa que ocorre em Rio Pardo-RS. A seletiva ocorreu no início do mês e a unidade foi representada pelos estudantes Jéssica Nascimento e Nathan Francisco. A atividade contou com a orientação das professoras Raquel Moser e Fernanda Stringari.

A ‘Farmácia Viva’ é uma forma de incentivo ao plantio e cultivo coletivos. “São plantadas mudas de: hortelã, boldo, macela, cidreira, erva doce, capim limão, camomila, melissa e poejo. Com isso, são feitos chás para consumo infantil e que contribuem para a saúde”. A ideia é de resolver ou amenizar eventuais situações de mal estar. “Como não podemos medicar, a alternativa foi produzir chás recomendados para pessoas que estejam com dores e náuseas. Essa é uma alternativa de buscar solução, sem fazer com que o aluno saia do ambiente escolar”, declara a diretora Karla Sieverdt.

“A repercussão do projeto comprova a proatividade dos professores em desenvolver práticas que eduquem e estimulem a conscientização ambiental dos estudantes. Além do contato direto com a natureza, que também proporciona saúde e qualidade de vida”, opina a secretária de Educação, Janara Mafra.

O Ella Kurth competiu com cinco escolas de municípios como Petrolândia, Agronômica e Ituporanga. Sendo que 230 alunos do 1º ao 9º ano participam da experiência. A unidade de ensino também está inscrita em outros projetos pedagógicos nas áreas de robótica e horta coletiva nas oficinas interativas nas aulas de Ambial, que é uma disciplina que fomenta práticas de reciclagem e educação ambiental. A iniciativa premiada já havia sido prestigiada em agosto, quando houve a fase inicial da 1ª Mostra Científica Verde é Vida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui