Após nova regra, primeiro alvará de construção é emitido 80% mais rápido em Rio do Sul

Prefeitura orienta a importância de seguir passos do sistema para que simplificação seja atingida

0
108
A entrega do alvará foi feita de maneira simbólica pelo prefeito em exercício, Paulo Cunha (Foto: AscomRs)

A prefeitura de Rio do Sul emitiu nesta quinta-feira 4, o primeiro alvará de construção após a implantação da Simplificação da Análise dos projetos na cidade. Foram 17 dias desde a abertura do protocolo até a emissão do documento, tempo considerado recorde para esta finalidade em Rio do Sul. A entrega do alvará foi feita de maneira simbólica pelo prefeito em exercício, Paulo Cunha, na manhã desta sexta-feira 5.

O projeto foi aprovado sem necessidade de reanálise, em função de o responsável técnico pelo projeto ter utilizado o check list disponível no site da prefeitura. A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Carolina Kuhl, ressalta que o alvará, liberado para uma residência unifamiliar, teve todos os critérios atendidos corretamente dentro do novo sistema. Casos semelhantes, antes desta mudança, poderiam levar até 90 dias para análise. Isso equivale a uma economia de 80% do tempo de tramitação.

“Nós incentivamos que os profissionais façam o mesmo, que utilizem o check list, pois um dos objetivos de disponibilizá-lo é justamente evitar reanálises e poder aprová-los logo na primeira análise. Temos um caminho longo ainda pela frente, mas entendemos que com um esforço coletivo entre poder público e os profissionais da área é possível tornar esse serviço uma referência”.

A nova regra de simplificação de projetos entrou em vigor ao final de agosto, quando os profissionais da área de construção civil ganharam sistema informatizado dentro do site da prefeitura para seguir os passos. Isso poupará tempo para a equipe da prefeitura e tende a reduzir em até 80% o tempo de análise, aprovação e emissão de alvarás.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui