Semana de Enfermagem começa nesta terça-feira 15 no Hospital Regional Alto Vale

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940

0
80
O grupo de teatro apresentará a peça “Juízo Final” para discutir a sistematização da assistência de enfermagem

“A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”. Este será o tema central da Semana de Enfermagem que será realizada pelo Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento também é comemorado em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

A abertura do evento ocorrer na terça-feira 15, às 19h30, no auditório. A primeira palestra, com início previsto para as 20h30, vai ser ministrada por Silvania Weiss. O tema abordado será “Processos Gerenciais”.

Para o dia 16, quarta-feira, foram programados quatro eventos. Às 9h30, o jornalista Roberto Ribeiro falará sobre “Comunicação em Saúde”. Às 14h30, a médica Daniela Hobus destacará o tema “A enfermagem no atendimento humanizado à gestante no trabalho de parto e pós parto”. Na sequência, o grupo de teatro entrará em cena com a peça “Juízo Final” para discutir a sistematização da assistência de enfermagem.

Para fechar o dia a comissão organizadora programou “mesa redonda” para debater o tema “As diferentes dimensões do cuidar”, com quatro enfermeiros: Celeste Oelke Schaefer, Diogo Brasil, Kelly Christen Baade e Tamara Matamala Plens.

E na quinta-feira 17, três encontros fecharão a Semana de Enfermagem. Às 9h30, o médico Fernando Thiesen do Amarante abordará o tema “Cuidados com o paciente oncológico”. Às 14h30, será a vez da enfermeira Charlene Verusa trazer o tema, “O papel da enfermagem no cuidado ao paciente potencial doador de órgãos e tecidos para transplante”. E às 19h30, o engenheiro de produção Odair da Rosa fecha o ciclo de palestras com “Pensando a jornada do paciente”.   

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui