Cooperfavi fortalece a agricultura familiar e gera desenvolvimento regional

Assembleia contou com a presença de associados, lideranças comunitárias e autoridades. Mais de R$ 4,2 milhões movimentados em 2017

0
1366

No dia 23 de março a Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Itajaí (Cooperfavi) realizou assembleia no plenário da Câmara de Vereadores de Dona Emma.

A assembleia contou com a presença de associados de diversas municípios da Região e dos prefeitos de Dona Emma, Nerci Barp, de Rio do Campo, Rodrigo Preis e do prefeito em exercício de Vitor Meireles, Ivanor Böing, além de vereadores, lideranças comunitárias e de entidades parceiras, a exemplo da Cresol e da Cáritas Diocesana.

O presidente da Cooperfavi, Valdecir Caxoeira, reeleito para mais um período, agradeceu a presença de todos e coordenou a assembleia, que aprovou por unanimidade as contas do exercício de 2017.

A Cooperfavi conta atualmente com 258 associados. Movimentou em 2017 mais de R$ 4,2 milhões. Em torno de 80% da movimentação vêm de programas governamentais de merenda escolar, onde a agricultura familiar pode ainda crescer consideravelmente se os governos municipais, estaduais e federal continuarem incentivando essas políticas de fornecimento da merenda escolar diretamente pelos agricultores familiares.

A agricultura familiar produz 76% dos alimentos do povo brasileiro e é o setor que mais produz alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e adubos químicos, preservando toda a comunidade de vida presente na natureza, com técnicas agroecológicas.

A assembleia foi encerrada com café colonial, rico em diversidade de alimentos, produzidos pelos próprios cooperados.

Confira fotos e legendas abaixo

Presidente da Cooperfavi Valdecir Caxoeira abre e dá as boas vidas à assembleia | Foto: Joice Cristina Schmitz
Associados presentes na assembleia | Foto: Joice Cristina Schmitz
Café colonial oferecido no final da assembleia. Alimentos da agricultura familiar, dos associados | Foto Joice Cristina Schmitz