Participantes da assembleia da Cresol Apiúna. Confira outras fotos no final da matéria | Foto: Aurio Gislon

O sábado, 3 de março, foi diferente para os mais de 400 associados que participaram da assembleia da Cresol Apiúna, que abrange os municípios de Apiúna, Rio do Sul, Lontras e Presidente Nereu. O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Apiúna.

Nesses municípios a Cresol mantém unidade de atendimento, oferecendo a essas comunidades todos os serviços de um banco, porém com taxas mais acessíveis e proporcionando que cada correntista seja sócio da cooperativa.

Para a associada na Cresol em Rio do Sul, professora Catia Regina de Oliveira Gislon, a Cresol foi criada com princípios que atraíram seu interesse em abrir conta na cooperativa. “Sou professora aposentada pelo Estado de Santa Catarina. Em 2017 abri conta na Cresol de Rio do Sul porque acho que é uma instituição criada para favorecer agricultores familiares, micro e pequenos empresários e os trabalhadores em geral. Oferece a todos crédito diferenciado e os serviços de um banco. Tanto pessoa física quanto jurídica encontra na Cresol ótimo atendimento, serviços de qualidade e taxas mais baratas. Além disso, a gente sabe que a Cresol ajuda no desenvolvimento local, apoiando iniciativas sociais, ambientais, a exemplo do desenvolvimento da agricultura orgânica na Região, do associativismo e do cooperativismo. Isso é de grande valor para o conjunto da sociedade”, explicou a professora que participou da assembleia em Apiúna.

Durante a assembleia o professor Jean de Liz, da LK Treinamentos, que também é associado da Cresol em Rio do Sul, fez atividade auto-motivacional, sugerindo que os presentes estabeleçam objetivos e busquem as motivações para continuar em frente com base nesses objetivos. “A motivação vem de dentro de cada um de nós”, afirmou Jean.

Como de praxe, os dirigentes da instituição cooperativista apresentaram as contas do exercício de 2017 e a proposta de distribuição das sobras, que são divididas com os associados e também vão para um fundo de apoio a projetos e outras iniciativas comunitárias. Por unanimidade os presentes aprovaram as proposições.

Antes do encerramento da assembleia houve o sorteio de uma moto. A Agroindústria e Vinícola Valiati, com sede na Valada São Paulo, em Rio do Sul, foi contemplada no sorteio. O evento terminou com almoço comunitário, onde cada pessoa colaborou com R$ 2,00. A arrecadação foi doada à APAE de Apiúna.

“Nossa Região é forte na organização cooperativista. Estamos aí para construir e quem ganha com isso é toda a sociedade”, frisou o presidente da Cresol Apiúna, Leandro Linhares.

História

A Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) de Apiúna nasceu em 30 de novembro de 2004, durante assembleia realizada na Igreja Matriz, com 24 sócios-fundadores. A maioria ainda continua na Cresol e, durante a assembleia, os que estavam presentes foram homenageados com a entrega de um certificado.

José Silva, atual presidente da Cresol Central Sicoper, foi um dos fundadores da Cresol Apiúna. Durante a assembleia, emocionado lembrou das dificuldades iniciais para criar a cooperativa em Apiúna, que hoje tem mais de dois mil associados é é presidida por Leandro Linhares, associado à Cresol em Presidente Nereu.

O Sistema Cresol é resultado da luta de famílias agricultoras por acesso ao crédito, pela inadequação do sistema financeiro convencional para a agricultura familiar e pela necessidade de um projeto de desenvolvimento local sustentável, construído coletivamente.

Atual direção da Cresol Apiúna

Diretoria Executiva
– Diretor-Presidente Leandro Linhares
– Diretor Administrativo José Silva
– Diretor Financeiro Adolar Reckleberg

Conselheiros de Administração
– Edenilson Henckel
– Fabio Germano Fachini
– Jalmir Rezini
– Luiz Henrique da Silva

Conselheiros Fiscais
– Adilson Carlos Vermohlen
– Jenifer Coelho Sieves
– João Farias
– Leticia Kniess
– Mauri Haase
– Roberto Justino

José Silva durante homenagem aos sócios-fundadores da Cresol Apiúna | Foto: Aurio Gislon
Entrega de certificado aos homenageados | Foto: Aurio Gislon
Presidente da Cresol Apiúna, Leandro Linhares | Foto: Aurio Gislon
Participantes durante votação da assembleia | Foto: Aurio Gislon
Cooperfavi e agricultores expuseram produtos da agricultura familiar | Foto: Aurio Gislon