Orquestra Sinfônica de Santa Catarina busca apoio através de campanha

0
237
Orquestra Sinfônica de Santa Catarina - OSSCA

A OSSCA tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de Câmara, Cameratas e Orquestras

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina completou neste ano 24 anos de fundação. É um Patrimônio Histórico, Artístico Cultural do estado, desde 2009 e está na Constituição estadual como uma das instituições culturais que podem receber recursos para sua manutenção. A OSSCA tem inspirado o aparecimento de diversos grupos de Câmara, Cameratas e Orquestras, que emergiram ao longo dos anos. Foi pioneira na implantação da tradição regular de concertos sinfônicos na capital, na expansão da música pelas cidades do interior e em projetos para a formação de jovens talentos.

A regência da orquestra fica por conta do catarinense José Nilo Valle que é o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. O maestro tem em seu currículo acadêmico de graduação no Brasil, os diplomas de Bacharel em Composição e Regência de Orquestra e Ópera pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Licenciatura Plena em Música e Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Premiado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto de Santa Catarina e pela CAPES do Ministério da Educação e Cultura, desenvolveu estudos de pós-graduação, Mestrado (Master of Music) e Doutorado (Doctor of Musical Arts) na Universidade de Washington, Estados Unidos. Frequentou festivais e realizou cursos específicos de Regência e Composição com grandes mestres da música universal, participando como regente de dezenas de produções de ópera e balé no Brasil e no Exterior.

​De volta ao Brasil, em 1992, aceitou o desafio oferecido pelo Governo do Estado para criar uma orquestra sinfônica, recebendo apoio da Fundação Catarinense de Cultura e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Desporto. Daí nasceu a OSSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina), sediada em sua origem no Centro Integrado de Cultura, Florianópolis, onde a orquestra estreou em 25 de novembro daquele ano. Membro da Conductor’s Guild International, Maestro Valle é também autor de grande número de obras musicais e ensaios técnicos e teóricos sobre música. A convite da American Biographical Institute (ABI), teve seu nome incluído nos volumes 5.000 Outstanding Musicians of The Twentieth Century e na enciclopédia britânica Who is Who in Music, da Cambridge University, London.

​Mais informações sobre a campanha de apoio à instituição cultural, podem ser acessadas nos sites:  www.ossca.com.br e www.supportooffice.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui